Afinal, vale mais a pena comprar um terreno ou casa pronta?

Afinal, vale mais a pena comprar um terreno ou casa pronta?

Na hora de comprar imóveis, é bom pensar sobre o que compensa mais: adquirir um terreno para construir ou uma casa pronta. Nos dois casos, existem vantagens e desvantagens. Claro que existem critérios importantes na hora de escolher entre as opções, como o dinheiro disponível para investir no imóvel, o tempo de espera necessário para ocupação, entre outros.

Neste artigo, analisaremos os prós e os contras de adquirir imóvel construído e de construir sua própria casa. Dessa forma, você terá mais segurança na hora de escolher entre terreno ou casa pronta! Vamos lá?

Receba nossas novidades


    As vantagens da casa pronta

    Mais praticidade, mudança imediata

    Uma vantagem óbvia é que a casa já está pronta para ser habitada, ou seja, você e sua família podem se mudar imediatamente depois do pagamento. Caso a necessidade de mudança seja urgente, vale a pena investir em um imóvel já construído, mesmo que usado.

    Ainda que o morador precise fazer pequenas reformas ou alguma pintura, o tempo de espera será bem mais curto que se a casa tiver que ser construída.

    Mais opções de pagamento

    Uma casa pronta apresenta mais opções de pagamento do que um terreno para construir, como condições especiais em financiamentos e processos simplificados, ou mesmo consórcios, os quais a compra de um imóvel pode ser 100% parcelada, não há incidência de juros e o poder de compra é garantido. 

    As desvantagens da casa pronta

    Mais caro

    A compra de um imóvel pronto costuma ser mais cara que a de um terreno. Isso é fácil de entender, já que o preço da casa pronta inclui tanto o terreno como a edificação.

    A área construída agrega mais valor ao imóvel, que já tem um preço médio de mercado. Por isso, vale a pena informar-se sobre esse preço médio e negociar valores. O mercado imobiliário sempre é aberto a negociações, principalmente diante da crise que atravessamos.

    Necessidade de reformas

    Como já mencionamos, o imóvel pronto, principalmente se for usado, pode precisar de algum reparo: conserto no telhado, pintura externa ou interna, substituição de alguma torneira, reparos na instalação elétrica ou hidráulica e assim por diante.

    Isso pode encarecer ainda mais os custos, mas podem ser feitos gradualmente conforme a urgência e a disponibilidade de dinheiro.

    Se forem problemas mais sérios, que afetem a segurança dos moradores, é preciso reformar o mais rápido possível.

    As vantagens do terreno

    Para escolher entre terreno ou casa pronta, vamos analisar agora os prós de construir sua própria casa desde os alicerces:

    Mais personalização

    Ao construir uma casa, é possível personalizar o projeto conforme suas preferências e necessidades. Claro que é preciso respeitar seus limites financeiros, mas a ideia principal em torno de seu sonho pode ser efetivada.

    Mais economia

    Comparando com a compra de uma casa pronta, você pode ter uma economia de até 30% ao adquirir um terreno. Claro que o processo de construção vai consumir recursos, mas você pode parcelar os materiais. E tudo é relativo: você pode gastar menos construindo uma casa do zero que comprando um imóvel pronto, mesmo usado; mas também pode ter um custo final maior, se o projeto de construção for muito ambicioso.

    As desvantagens do terreno

    Mais demora

    Para quem vai construir, recomenda-se muita paciência. Isso não é um problema se você pode esperar. Mesmo que tenha profissionais de confiança para gerenciar sua obra (o que envolve mais despesas), é fundamental que você acompanhe o processo de construção.

    Mais planejamento

    Claro que construir do zero requer um planejamento maior. Para garantir economia e uma obra eficiente, é fundamental fazer todo o planejamento, com orçamento detalhado de todos os gastos (inclusive dos imprevistos). Se perceber que é viável, vá em frente — ou, então, dê preferência à casa pronta.

    Além de contratar bons profissionais, é necessário investir em materiais de boa qualidade. Você deve ter atenção a tudo. Há um velho ditado popular, simples e verdadeiro: “O olho do dono é que engorda o boi”.

    As opções para comprar terreno ou casa pronta

    Como dissemos, é mais fácil encontrar financiamentos para casa pronta do que para terreno. Uma alternativa para o financiamento, seja de casa, seja de terreno, é o consórcio de imóveis. Enquanto o financiamento envolve juros e outros encargos, o consórcio não envolve juros, mas sim uma taxa de administração e os reajustes anuais que garantem o poder de compra do consumidor.

    Você pode participar de um consórcio de imóveis e, com a contemplação, comprar um terreno e usar o dinheiro restante para quitar as parcelas do consórcio ou até mesmo investir na construção do imóvel.

    Sabendo como fazer um consórcio, você pode aproveitar diferentes oportunidades. Pode comprar uma casa pronta e usar o FGTS para pagar as parcelas do consórcio ou até para completar o valor de uma casa mais cara. Caso já tenha um terreno, pode participar de um consórcio de serviços e usar o crédito para construir, mas atenção: para serviços, o uso do FGTS não se aplica.

    O que acha? Prefere casa construída ou para construir? Venha nos acompanhar em nossas redes sociais para receber dicas direto em seu feed. Estamos no Facebook e Instagram, além de ter um canal do YouTube!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!