Você sabe o que é um consórcio? Veja como ele ajuda a alcançar seus objetivos!

Você sabe o que é um consórcio? Veja como ele ajuda a alcançar seus objetivos!

O desejo da casa própria ou de um automóvel zero-quilômetro é muito comum e ele pode ser realizado com os consórcios. Esse tipo de investimento oferece mais vantagens que os financiamentos tradicionais, como prazos maiores e ausência de juros.

Os consórcios são versáteis e permitem a aquisição de diversos bens e serviços, como:

Receba nossas novidades


    Além disso, apresentam flexibilidade na negociação de prazos e parcelas para que elas estejam de acordo com o bolso de cada investidor.

    Quer saber mais? Então, confira neste artigo o que é um consórcio, suas vantagens e por que esse tipo de investimento proporciona a conquista dos seus desejos!

    O que é um consórcio de bens ou serviços?

    O consórcio é um sistema de compra programado e parcelado de bens ou serviços. Em geral, são usadas na compra de automóveis, imóveis, náuticos, motos off-road, máquinas e equipamentos; além de serviços que contemplam festas, viagens, decoração e educação. 

    É uma modalidade de aquisição feita pela reunião de pessoas, físicas ou jurídicas, que têm um objetivo comum e são gerenciadas por uma administradora devidamente autorizada pelo Banco Central. Os participantes são chamados de consorciados e devem contribuir com parcelas mensais para receberem o bem ou o serviço em questão.

    Por se tratar de uma modalidade de compra planejada, o consórcio é indicado para quem tem o objetivo de adquirir um bem ou serviço e pode esperar para recebê-lo. Além disso, é necessário considerar o seu orçamento, pois como é preciso manter uma frequência mensal de pagamentos, o ideal é não ter mais de 30% da renda comprometida por ele.

    Quem pode participar de um consórcio?

    Depois de entender o que é um consórcio, você deve verificar se possui as condições para poder assinar o contrato. 

    O investidor deve ter, pelo menos, 18 anos de idade para poder participar de um consórcio. Como o processo nessa etapa é facilitado, a contratação inicial não depende de uma análise de crédito.

    Além disso, a lei permite que pessoas entre 16 e 17 anos também possam fazer parte de consórcios, desde que sejam representados pelos pais ou responsáveis legais, os quais assumem as obrigações até que o menor se torne maior de idade.

    Tendo esses requisitos, você pode fazer parte de um grupo pesquisando, em primeiro lugar, entre as administradoras de consórcios autorizadas pelo Banco Central. Depois, analise quais são os bens ou serviços que mais lhe interessam e os planos que se encaixam no seu orçamento.

    Como participar de um consórcio?

    O primeiro passo para participar de um grupo, é pesquisar administradoras de consórcios autorizadas pelo Banco Central. Para isso, é possível verificar diretamente no site do Banco Central do Brasil.

    Após confirmar que a administradora está apta para funcionar, analise quais são os bens ou serviços que mais lhe interessam, os planos que se encaixam no seu orçamento e leia atentamente as cláusulas dos contratos de adesão.

    Quando vale a pena fazer um consórcio?

    A principal característica recomendada para o consorciado é não ter urgência para a posse do bem. Ou seja, se você não precisa do bem imediatamente, o consórcio é uma ótima opção para você investir e conseguir conquistar objetivos ambiciosos, como a compra de um imóvel. 

    Além disso, ele proporciona a possibilidade do consorciado viver com a renda dos aluguéis dos imóveis comprados com consórcios, contribuindo no aumento do patrimônio pessoal.

    Quais os benefícios do consórcio? 

    Além dos benefícios já citados anteriormente, o consórcio apresenta diversas outras vantagens. Confira a seguir, quais são elas:

    1. Redução da carga tributária

    Um dos benefícios dos consórcios é a redução do pagamento de impostos. Isso acontece porque a taxa de administração é a única paga, que, se comparadas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e aos juros dos bancos, essa taxa é menor.

    2. Isenção de juros

    Uma importante vantagem que os consórcios apresentam quando comparados aos financiamentos é a ausência de juros. No financiamento de imóveis, as instituições bancárias cobram juros de cerca de 10% ao ano e para os automóveis, os juros são ainda maiores.

    3. Planejamento da compra

    Em muitos casos, ao final dos financiamentos bancários de imóveis ou automóveis, o consumidor se vê inadimplente ou endividado. Isso ocorre porque sua renda ficou comprometida para honrar as parcelas, somadas aos juros bancários.

    No caso dos consórcios, as pessoas conseguem se programar para adquirir o bem em questão. Por isso, muitas pessoas optam por esse tipo de investimento, pois como as parcelas podem ser menores e livres de juros, as pessoas podem planejar melhor quanto ao momento do recebimento do bem

    4. Flexibilidade

    Os contratos de consórcios permitem que os prazos de pagamento sejam adequados ao perfil dos investidores. Isso faz com que o cliente possa investir em um consórcio que realmente atenda às suas necessidades.

    Outros detalhes podem ser adaptados de acordo com a realidade e a renda de cada cliente, como o valor a ser recebido no final do contrato, duração do acordo e eventuais reajustes de acordo com a inflação.

    5. Antecipação da aquisição

    Pode acontecer que o consorciado tenha algum tipo de dinheiro ou renda extra durante a vigência do contrato do consórcio. Quando isso ocorrer, ele pode adiantar o recebimento do bem ou do serviço, fazendo lances para obter a carta de crédito antes da data planejada.

    Esses lances podem ser de valores mais altos do que o parcelamento mensal e inferiores ao abatimento total do valor do consórcio. Quanto mais alto for o valor da oferta, maiores são as chances de contemplação do cliente. 

    6. Menor burocracia

    Os consórcios são menos burocráticos se comparados aos financiamentos tradicionais. As instituições bancárias, por exemplo, costumam analisar uma série de documentos e cadastros para aprovarem o financiamento. 

    Nos consórcios também é exigido alguns pré-requisitos básicos, porém como o consorciado é um investidor, todo o seu comportamento no período que antecede o recebimento da carta de crédito e o valor amortizado, contribuem na análise de crédito. 

    7. Uso do FGTS para imóveis

    No caso dos consórcios de imóveis, o FGTS pode ser usado como lance quando o consumidor fizer uma oferta. Basta que ele informe que utilizará o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço no momento do lance. 

    Esse saldo também pode ser usado na complementação da carta de crédito do imóvel construído ou em construção. Pode ser empregado inclusive na amortização do saldo devedor do imóvel residencial. Nesse caso, é possível abater parte ou o valor total da dívida, desde que o consorciado já tenha sido contemplado. O fundo pode ainda abater até 80% do valor total da parcela, acrescidos de penalidade pelos inadimplentes. 

    8. Atualização dos valores do contrato

    Os consórcios podem durar bastante tempo – meses ou anos. Mas nos consórcios, o valor do bem não é desvalorizado, já que a administradora do consórcio atualiza o montante descrito na carta de crédito. Para isso, são considerados os índices de inflação. 

    9. Maiores prazos de pagamento

    Outra vantagem do consórcio em relação aos financiamentos tradicionais é o maior tempo oferecido para quitar as parcelas. Quanto maior a quantidade de parcelas, menor é o valor pago. Além disso, o recebimento do crédito pode acontecer antes do fim do pagamento das parcelas se o consorciado fizer algum lance.

    10. Uso da sobra de crédito

    Além de todas as vantagens apresentadas acima, há a possibilidade de usar até 10% do valor para outras despesas, como a carta de crédito para pagar despesas de cartório ou utilizá-lo para reformar o novo imóvel.

    Viu como o consórcio pode ajudar você a conquistar seus objetivos? Ele apresenta diversas vantagens que facilitam o processo da aquisição do bem que você deseja. Quando você precisar atingir um objetivo ambicioso, como a compra de uma casa ou carro, não esqueça de ponderar sobre essa opção.

    Quer receber informações sobre os consórcios? Então, assine a nossa newsletter para ler mais artigos sobre o tema!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!