Descubra se consórcio imobiliário vale a pena com essas 7 vantagens

Descubra se consórcio imobiliário vale a pena com essas 7 vantagens

Não há como negar os benefícios da aquisição de uma casa própria. Ela representa aumento de patrimônio e proteção para toda família. Atualmente, é difícil alguém comprar um imóvel à vista, assim, as pessoas costumam recorrer a uma opção que não pese tanto no bolso.

Para isso, analisar qual é a melhor forma de adquirir um imóvel e fazer um planejamento financeiro é fundamental antes de tomar a decisão final.

Receba nossas novidades


    Neste post, vamos mostrar por que o consórcio imobiliário vale a pena, apresentando 7 vantagens de adquirir esse plano!

    Consórcio imobiliário vale a pena?

    O consórcio é uma modalidade de crédito que reúne pessoas que têm um objetivo comum — comprar determinado bem — e, para você ter mais segurança, eles devem ser feitos com administradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Existem os mais diferentes tipos, como automóveis, caminhões, motos, serviços, entre diversos outros.

    Te mostraremos que o plano imobiliário vale a pena e se você não precisa comprar o imóvel urgentemente, o consórcio é uma ótima opção. Você pode esperar ser sorteado ou receber sua carta de crédito por meio de um lance mais alto.

    Quais são as vantagens do consórcio imobiliário?

    Para provar que essa modalidade vale a pena, nada melhor que apresentar as 7 principais vantagens! Confira quais são elas a seguir:

    1. Não precisa de valor de entrada

    Ao contrário dos financiamentos, os consórcios imobiliários são 100% parcelados e você não precisa dar nenhum valor de entrada. Seu compromisso e dos outros consorciados é pagar pontualmente as parcelas mensais.

    2. Inexistência de juros

    O financiamento imobiliário cobra juros, já o consórcio de imóveis não. Assim, a administradora coleta uma taxa que corresponde ao seu trabalho de gestão. Além disso, também é cobrado taxa do: 

    • fundo de reserva — serve para permitir a saúde financeira do grupo, assim ele não fica prejudicado caso haja alguma inadimplência, mas caso ele não seja utilizado, é devolvido ao final do consórcio;
    • seguro.

    Mesmo considerando tudo isso mais os reajustes anuais que garantem o poder de compra do consorciado, o valor final de um consórcio na maioria das vezes é inferior ao de um financiamento.

    Vale lembrar que as parcelas de um financiamento são compostas do valor do imóvel parcelado com juros, além de outras taxas e encargos.

    3. Uso de FGTS

    O consórcio imobiliário é uma ótima opção porque você pode usar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar um lance e antecipar sua contemplação. Isso ajuda reduzir o prazo de espera e conquistar, em um período menor, a casa ou apartamento que deseja.

    Além disso, o FGTS também pode ser usado para quitar o saldo devedor do consórcio e para completar o valor do imóvel caso, na hora da compra, você opte por um bem cujo valor seja mais alto que o da carta de crédito.

    4. Escolha do prazo

    Existem consórcios que duram até 200 meses, ou seja, mais de 16 anos. Mas isso dependerá do plano escolhido

    Assim, você pode optar pelo parcelamento mais longo com parcelas mais baixas e se, em algum momento, receber dinheiro extra (ou tiver economizado uma boa quantia), poderá antecipá-las e reduzir o tempo de espera.

    Além disso, vale lembrar que você também pode ser sorteado em curto ou médio prazo, mas deverá continuar o pagamento das parcelas até quitar o saldo devedor. A diferença é que você já poderá se mudar para o imóvel que comprou ou até alugar caso seu objetivo seja renda extra.

    5. Oferta de lances

    Essa é uma das vantagens sobre a qual mais falamos. O lance consiste em antecipar suas parcelas. Caso, durante uma assembleia, seu lance for o mais alto, você receberá a carta de crédito e comprará sua casa sem esperar ser sorteado.

    6. Poupar

    O consórcio contribui para sua educação financeira e ajuda você a poupar ao pensar no futuro. Existe o compromisso de entregar mensalmente à administradora um determinado valor que será revertido em seu próprio favor. 

    Portanto, o não pagamento pontual pode implicar em penalizações, como multa e impossibilidade de participar dos sorteios e lances.

    7. Substituir o imóvel por dinheiro

    Caso você seja contemplado e opte por não comprar o imóvel, terá direito de receber o dinheiro que investiu com os devidos reajustes e juros de acordo com o prazo estipulado pela Administradora, e o saque do dinheiro pode não ser feito de imediato. Isso acontece porque até você tomar a decisão final, o capital ficará aplicado em um fundo de renda fixa, ou seja, auferindo rendimentos.

    Assim, o dinheiro só poderá ser retirado após:

    • 180 dias, se o grupo estiver ativo;
    • 60 dias, se o grupo já tiver finalizado suas atividades.

    Porém, a possibilidade de receber o dinheiro sem a compra do imóvel só é válida em duas situações:

    • quitação do saldo devedor, isto é, o consorciado não fica devendo nada mais à administradora;
    • grupo encerra suas atividades (realização do último sorteio).


    Como podemos observar, o plano imobiliário é uma ótima opção. Essas são apenas algumas vantagens dessa modalidade. A Unifisa é um Consórcio Nacional que oferece ótimos planos de parcelamento e diversas modalidades. Assim, podemos ajudar você a conquistar sua casa própria com flexibilidade e segurança!

    Se deseja comprar uma propriedade, aproveite para conhecer o consórcio de imóveis oferecido pela Unifisa!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!