O que considerar ao escolher um consórcio: 5 Dicas essenciais para uma decisão consciente

O que considerar ao escolher um consórcio: 5 Dicas essenciais para uma decisão consciente

Já fez seu planejamento financeiro, estabeleceu as metas e agora está em dúvida se deve escolher um consórcio para alcançar alguma meta? Não se preocupe! Separei para você as melhores dicas para não cair em furadas de juros abusivos e métodos que possam levar seu nome a negativação, inclusive o que considerar ao escolher um consórcio! Confira aqui. 

O que considerar ao escolher consórcio

Consórcio é uma modalidade de crédito que reúne pessoas em um único grupo visando guardar dinheiro para alcançar seu sonho em comum. Esse sonho pode ser a conquista de um automóvel, casa própria, cirurgia plástica, um barco, festa de formatura ou até mesmo a conquista de um aparelho auditivo. 

Receba nossas novidades


    Com esse grupo, cada membro, chamado de cotista, participa do autofinanciamento que permite parcelar 100% o valor do bem sem a incidência de juros. Incrível, não é?

    Mensalmente, segundo o contrato da administradora e os cotistas são definidos em sorteio ou lances. Ao ser contemplado, consegue a carta de crédito e pode iniciar o processo de documentação a fim de ter posse daquilo que tinha como objetivo. 

    Apesar da simplicidade de todo o processo, é preciso estar consciente de que o consórcio não é como as outras modalidades, como financiamento, ou seja, ele demanda tempo. 

    O consórcio é um investimento que conta com um planejamento de médio a longo prazo. Isso significa que você conquista o seu bem dentro de 3 a 16 anos ou até 50. Depende exclusivamente do tempo que você estipula para conquistá-lo e, inclusive, se é possível antecipar parcelas, junto a administradora é possível alinhar todos os tópicos importantes. 

    Organize seus planos 

    Se você quer um carro, moto, realizar intercâmbio, fazer festa de casamento e uma casa própria, tudo isso é possível desde que organize cada um deles.

    Coloque na ponta do lápis ou em uma planilha seus objetivos, quanto custam e em quanto tempo quer tê-lo em mãos e é possível. Faça um cenário do qual possa encarar a realidade sem tanta frustração pela espera, ou seja, um cenário “desejado” e o “realista”. 

    Organize suas finanças, corte gastos desnecessários e avalie a si sobre a possibilidade de investir em títulos de grande valor, sem largar a segurança ou prejudicar sua qualidade de vida. Caso não saiba como fazer isso, confira as dicas para diminuir os gastos desnecessários aqui.

    5 dicas essenciais para uma decisão consciente e incrível

     Agora que você viu como é possível realizar seus sonhos através da organização e planejamento, confira as dicas essenciais para uma decisão incrível: 

    • Conte com um profissional de finanças; 

    Se você não é fã de organizar suas finanças ou tem medo de errar em alguma coisa, por menor que seja, conte com um profissional de finanças da sua confiança. Ele será capaz de estipular um corte de gastos adequado, a formação de uma reserva de emergência e evitar o baque de imprevistos desagradáveis financeiros. 

    • Faça simulação das parcelas de consórcio e avalie as administradoras;

    Avalie não só quanto seria as parcelas do consórcio, mas também as administradoras. Verifique se possuem um bom pós-venda, se os consultores são prestativos e, principalmente, se são confiáveis.

    Você também pode analisar através dos valores e missão da empresa. O essencial é que se sinta acolhido e confiante na transparência das informações e comunicação com aqueles que estarão com você durante todo o caminho até a contemplação. 

    • Defina em quanto tempo está disposto a conquistar o bem; 

    Não adianta assinar qualquer contrato por longo período se não há disposição para esperar. O consórcio não é um método de investimento e de retorno imediato.

    É necessário ter resiliência se não for contemplado logo no primeiro mês e, mais ainda, no 10º mês. Não havendo essa compreensão de como funciona o consórcio, poderá sentir-se frustrado e sem expectativas. Por isso, é essencial a comunicação clara entre a administradora e os cotistas, além do entendimento sobre como funciona esse método de crédito. 

    • Leia todo o contrato, regras e até mesmo termos da área de consórcio; 

    Não deixe a ansiedade passar as “letras pequenas” despercebidas, não importa o quão grande seja o contrato, é essencial ler todos os detalhes com atenção.

    Se tiver dúvidas, questione as cláusulas, faça ajustes junto a equipe de forma que sinta confiança sobre o bom investimento que está fazendo. Conheça as regras e termos comuns da área para não restar dúvida ao falarem alguma coisa durante as assembleias. 

    • Esteja atento às notícias e à disposição dos seus documentos 

    Por último, fique atento às notícias, atividades e movimentações do grupo para não perder nada importante. Enquanto não é contemplado, prepare-se para o dia que será. Como assim? Simples, organize seus documentos, regularize o que estiver irregular, quite dívidas e cuide do seu score para que ao ser contemplado, não haja nenhuma surpresa desagradável. 

    Agora que você sabe tudo isso, ficou mais fácil para decidir, não é? Gostou das dicas?

      Alan Alan

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!