Descubra como comprar um carro sem comprometer muito da sua renda

Descubra como comprar um carro sem comprometer muito da sua renda

Quando desejamos alcançar um objetivo, é preciso muita disciplina. Em épocas de crise essa disciplina deve ser ainda maior e a flexibilidade em relação ao preço do bem também. Afinal, quanto mais alto o valor, maiores as chances de comprometermos nossa renda.

Ao desejar comprar um carro, por exemplo, você precisará de um bom planejamento financeiro para manter a segurança patrimonial, pagando as contas e as parcelas do automóvel em dia.

Receba nossas novidades


    Mas como comprar um carro sem comprometer seu orçamento mensal? É o que você entenderá a seguir. Vamos lá?

    Como comprar um carro

    Antes de comprar um carro, você deve fazer uma análise e planejamento para decidir o tipo. Nessa análise, você deve considerar:

    Modelo do carro

    Existem carros de diferentes marcas e modelos com preços variados. Os modelos populares são os mais acessíveis para a maioria da população.

    Mas, se você quiser um carro mais luxuoso, é importante definir com precisão qual será o modelo para estabelecer a meta de custo. Você deve saber como poupar para comprar um carro. E lembre-se que:

    • modelos mais econômicos oferecem melhor custo-benefício, já que consomem menos combustível;
    • modelos muito antigos podem sair mais caro, pois sua manutenção pode ser trabalhosa com peças difíceis de encontrar, poucas oficinas que trabalham com o modelo, além da maior dificuldade na revenda.

    Orçamento

    Uma dica de ouro é nunca fugir de sua realidade financeira. Certamente, você tem outros compromissos e precisa arcar com todos eles. Jamais contraia uma dívida para comprar seu carro. Para pagar à vista, você deve calcular quanto tempo será necessário, economizando até atingir a meta.

    Considere que um carro envolve muitos custos. Não se trata somente do preço de venda, você deverá ter condições financeiras para mantê-lo: combustível, manutenção e documentação são os gastos mais frequentes.

    Escolha entre carro novo ou usado

    Às vezes, comprar um carro usado pode ser mais vantajoso, mas é preciso analisar bem antes de decidir. Vale a pena levar um mecânico para fazer uma vistoria no veículo antes de comprar e ter certeza de que ele realmente está em boas condições.

    Geralmente, as taxas de juros para carros usados são mais baixas. No mais, esteja alerta — alguns seminovos com até três anos de uso podem oferecer taxas mais baixas que as de outros modelos usados.

    Como poupar para comprar um carro?

    Separe uma parte do salário

    Uma das primeiras dicas é separar uma parte de seu salário para comprar o carro. Isso deve ser feito mensalmente. O ideal é separar um percentual definido (no máximo, 30% de seu salário para não comprometer demais seu orçamento).

    Caso duas ou mais pessoas estejam envolvidas na compra, cada uma pode separar esse percentual do salário que recebe, ou até mesmo uma fatia menor.

    Evite gastos supérfluos

    Para que sua meta seja alcançada no tempo previsto ou no menor período possível, é preciso controlar seus gastos. Afinal, não é possível comprar um carro sem dinheiro, não é mesmo?

    Se você analisar com cuidado, perceberá que muitos gastos são supérfluos e podem ser cortados definitivamente: calçados e roupas além do necessário, almoço ou jantar com frequência fora de casa e até mesmo a contratação de diversos serviços de streaming.

    Faça uma poupança

    Você também pode abrir uma conta poupança para guardar o dinheiro. Hoje, é possível programar uma transferência automática de sua conta corrente para a poupança (30% do salário que é depositado, por exemplo) e sempre ir abastecendo a poupança com algum dinheiro extra que aparecer.

    Considere um consórcio de automóveis

    Fazer um consórcio de automóveis é uma opção viável. Por se tratar de uma compra planejada, você deve entregar, mensalmente, um valor determinado à uma administradora para que ela guarde e gerencie até que haja contemplação por meio de sorteio ou lance.

    Então, receberá a carta de crédito e comprará seu carro à vista, podendo obter descontos na aquisição. Há muitas vantagens em fazer um consórcio de automóveis. Confira:

    • planos que se ajustam ao seu perfil (por exemplo, uma parcela que não comprometa mais que 30% do seu salário);
    • consórcios com prazos mais curtos ou mais longos, a depender de suas necessidades;
    • antecipar parcelas e reduzir o prazo para a contemplação;
    • comprar o carro que quiser depois da contemplação, desde que dentro do valor contratado;
    • possibilidade de usar até 10% do valor da carta para cobrir despesas do auto, como a documentação;
    • disciplina para poupar, já que você deve pagar sua mensalidade pontualmente para não comprometer os outros participantes;
    • garantia do poder de compra do carro, com reajustes feitos anualmente;
    • sem juros e com menos burocracia;
    • sem entrada para aquisição do bem.

    Fazer um consórcio de automóveis pode ser a melhor resposta para comprar um carro sem comprometer muito da sua renda. Por isso, muitos consumidores brasileiros recorrem a ele para realizar esse desejo. 

    O que achou dessas dicas? Agora que você já sabe como poupar para comprar um carro, que tal compartilhar o post nas redes sociais? Assim, outras pessoas também têm a oportunidade de alcançar esse objetivo!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!