Fui contemplado no consórcio, e agora? Essa é uma dúvida comum depois da liberação da carta de crédito, afinal, o grande momento de adquirir o bem chegou. Para isso, é fundamental tomar alguns cuidados para que todo o processo aconteça corretamente.
Primeiramente, mantenha a calma e escolha sem pressa. Muitas vezes, a ansiedade pode atrapalhar a sua tomada de decisões e até mesmo a organização das etapas que deverão ser cumpridas para que você desfrute de seu prêmio.
Na verdade, o ideal é seguir alguns passos, de maneira ordenada, para aproveitar ao máximo a sua carta de crédito e fazer a melhor escolha. Veja quais são eles neste artigo!
Faça a escolha do bem ao ser contemplado no consórcio
Após ser contemplado no consórcio, escolha seu bem a partir do valor da carta de crédito.
Não é preciso fazer isso da noite para o dia, pois há um prazo de 45 dias para que você pesquise e verifique as melhores condições do mercado. Se durante o pagamento do consórcio você tiver iniciado essa pesquisa, sua decisão será mais rápida e certeira.
Quando você decidir a melhor opção, comunique à administradora. Assim, ela fará a aferição para confirmar se o bem se encaixa dentro das regras de aquisição.
Separe os documentos exigidos
Agora que você já sabe o bem que vai adquirir, é hora de apresentar todos os documentos importantes. Na prática, eles variam de acordo com o tipo de consórcio, mas alguns são fundamentais para qualquer um deles. Confira a lista a seguir:
- ficha cadastral completa, atualizada e assinada;
- cópia do RG ou CNH, CPF ou CNPJ;
- cópia do comprovante de residência recente no nome do consorciado.
Depois, a documentação específica de acordo com o bem pode envolver: escritura de imóvel, transferência de veículo, certidões, memoriais, entre outros. Isso pode variar também de acordo com a administradora.
Realize a comprovação de renda
Após ser contemplado no consórcio, você ainda precisa comprovar sua renda para prosseguir com a compra. Assim, reúna a sua declaração atual do Imposto de Renda, com o comprovante de entrega.
Seja profissional com carteira assinada ou autônomo, apresente também seus três últimos holerites. Caso necessário, você terá que anexar as páginas da carteira de trabalho com foto, qualificação civil e último registro de trabalho.
Para aposentados, o cartão de benefícios e o último extrato de pagamento serão necessários. Já para profissionais liberais, empresários e produtores rurais precisam apenas da declaração do Imposto de Renda.
Apresente todas as garantias
Para liberar a carta de crédito, é fundamental que seu cadastro no consórcio seja avaliado. Essa questão também varia de acordo com a modalidade e o bem escolhido.
Por exemplo, pode ser que você tenha que apresentar um fiador como garantia, bem como a documentação dele. Tanto em relação a você, quanto a este fiador, pode haver uma análise de nome no SPC/Serasa ou protestos. Mas com tudo em ordem, em poucos dias ela estará disponível.
Solicite a homologação dos documentos
Com tudo isso em ordem, você deve solicitar a homologação dos documentos. Ou seja, a confirmação de que tudo está em ordem e que você pode, efetivamente, ter acesso à carta de crédito para finalizar a sua compra.
Em geral, quem faz isso é a própria administradora. É um processo burocrático, mas que não demora muito e assim que você receber a autorização, o bem finalmente será seu.
Ser contemplado no consórcio é mesmo uma felicidade imensa. Então, aproveite essa conquista deixando seus documentos encaminhados para facilitar todo esse processo. Assim, a carta de crédito será sua e você poderá ter o seu bem o mais rápido possível!
Ficou interessado em participar de um consórcio depois de avaliar essas informações? Confira nossas planos, veja qual delas se encaixa em seus objetivos de vida e entre para um grupo o quanto antes!