Trio feliz viajando de carro

7 conselhos para viajar de carro e curtir a experiência com tranquilidade

Quando chegam as férias, feriados ou folgas, que permitem a realização de passeios mais longos, é comum decidir viajar de carro. Especialmente com a reabertura do turismo e as diversas rotas rápidas disponíveis, surgem mais oportunidades para curtir esses momentos.

Entretanto, é necessário seguir alguns conselhos para não se deparar com imprevistos e, assim, garantir mais segurança durante toda a viagem.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo listando 7 conselhos essenciais para uma viagem mais tranquila, segura e divertida. Acompanhe!

O que analisar antes de viajar de carro

Visando uma viagem memorável, confortável e tranquila, é preciso observar pontos importantes, como cuidados com o automóvel e possíveis incidentes. Confira!

1. Manter os cuidados com o veículo

A primeira dica é garantir a segurança do veículo para a viagem. Logo, opte pela revisão completa na concessionária ou em oficinas mecânicas de sua confiança, certificando-se que tudo está em dia.

Lembre-se de que é comum precisar fazer a manutenção ou troca de peças com o tempo, e isso pode ser identificado facilmente na revisão. Nela, os profissionais avaliam diversos fatores, como:

  • balanceamento das rodas;
  • alinhamento da suspensão do carro;
  • condições dos freios, bateria e velas;
  • itens de segurança (cintos, limpador de para-brisa e airbags);
  • funcionamento do sistema elétrico e iluminação (faróis, setas, luzes de freio e ré).

Além disso, verifique a calibragem e as condições dos pneus — eles perdem a capacidade de aderência quando estão carecas, aumentando a instabilidade e os riscos de acidentes.

Confira o estado do estepe e a calibragem dele para evitar maiores transtornos em caso de um pneu furado, por exemplo.

2. Montar um roteiro

Outro ponto relevante é montar um roteiro de viagem. Para isso, estabeleça os objetivos da viagem, com locais que você deseja visitar. Depois, organize a ida a cada lugar, considerando o tempo necessário de aproveitamento.

Para facilitar, monte o calendário da viagem, com dias e horários. Pesquise o tempo indicado de modo a aproveitar o espaço, considerando o deslocamento.

Ainda, vale olhar os mapas e verificar como é o trânsito da região — diversos aplicativos ajudam a avaliar rotas e tempo necessário para cada uma.

3. Atentar-se à documentação

Ao viajar de carro, é preciso ter atenção à documentação. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), por exemplo, é fundamental para a circulação. Verifique se o seguro está em dia, de modo a trazer mais segurança diante de imprevistos.

Não se esqueça de observar os documentos pessoais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas. Além disso, todos os passageiros devem ter seus documentos pessoais (RG, CPF e CNH) e a carteira de vacinação.

4. Reservar a estadia com antecedência

Qual será o local de hospedagem? Se não for ficar na casa de parentes ou amigos, é preciso reservar um hotel, pousada ou imóvel. Assim, ao chegar ao destino você não terá que procurar locais disponíveis — o que pode exigir mais tempo e encarecer a viagem, além de existir o risco de se deparar com estabelecimentos sem vagas.

5. Contar com um kit de emergência

Mais um conselho essencial é ter kit de emergência no carro para lidar com situações imprevistas e problemas de saúde. Veja alguns itens que podem fazer parte dele:

  • álcool em gel;
  • protetor solar;
  • papel higiênico;
  • sacos plásticos;
  • lenços umedecidos;
  • repelente de insetos;
  • gaze, band-aid, algodão e esparadrapo;
  • máscaras de proteção (alguns lugares podem exigir o uso);
  • remédios básicos, como analgésicos, antitérmicos e antialérgicos.

6. Levar água e mantimentos

É comum precisar fazer paradas ao viajar de carro para abastecer ou ir ao banheiro. Porém, itens, como água e alimentos, devem estar à disposição no veículo. Opte por lanches rápidos e leves.

Isso pode aumentar o conforto de todos os passageiros e, até mesmo, reduzir o número de paradas, agilizando a viagem. Em caso de filas na rodovia, por exemplo, ter esses mantimentos pode fazer diferença.

7. Fazer uma playlist para a viagem ficar perfeita

Por fim, vale a pena pensar na experiência enquanto estiver no carro. As viagens podem ser um pouco entediantes, então invista em uma playlist com suas bandas favoritas. Isso evita que você dependa das rádios, que perdem o sinal em certos locais.

Seguindo esses conselhos, você terá mais facilidade para organizar uma viagem de carro que proporcione tranquilidade a todos. Assim, é possível curtir o passeio e realizar todos os planos desejados com segurança e experiência incrível.

Quer conferir outros conteúdos e dicas? Siga as redes sociais da Unifisa: LinkedIn, Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Close Bitnami banner
Bitnami