Taxa de administração do consórcio: o que é e como escolher a melhor

Taxa de administração do consórcio: o que é e como escolher a melhor

Você tem dúvidas sobre a taxa de administração de consórcio? Essa é uma questão comum entre quem deseja realizar esse tipo de contrato. Afinal, ela traz impactos para o valor que será pago nas parcelas mensais.

Além disso, compreender sua finalidade permitirá entender por que essa é uma cobrança fundamental nos grupos e como encontrar contratos mais atrativos, conhecendo todos os custos envolvidos.

Receba nossas novidades


    Se você quer saber mais sobre o assunto, continue com a gente e descubra tudo sobre a taxa de administração do consórcio! 

    O que é a taxa de administração de consórcio? 

    Para que o consórcio funcione corretamente e proporcione segurança a todos os envolvidos, ele precisa do trabalho da administradora — a qual deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central e, preferencialmente, fazer parte da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

    Por ser uma empresa que precisa lidar com diversos custos e estrutura, além de ter fins lucrativos, o contrato apresenta a taxa de administração. Na prática, ela é o valor pago pelo consorciado referente aos serviços prestados pela administradora de consórcio na formação e gestão do grupo.

    Como calcular a taxa de administração? 

    A taxa de administração é determinada em um percentual mensal sobre o valor de cada prestação paga pelo consorciado. Nesse caso, o custo varia conforme a empresa responsável e o plano específico, já que cada tipo de consórcio exige demandas específicas. 

    Porém, para compreender seu funcionamento, vale entender como ela é calculada na prática. Em sua definição, a taxa de administração é definida em um percentual total sobre o valor contratado, cujo valor é dividido pelo prazo de duração do grupo. Assim, indicará uma taxa mensal aplicada.

    Depois, basta multiplicar o valor do bem ou serviço consorciado pelo percentual mensal para entender qual é o valor da taxa que você precisará pagar todos os meses. Ademais, se ficar com dúvidas, a administradora pode esclarecer melhor todos os valores existentes.  

    Quais são as outras taxas presentes no consórcio? 

    Quando se fala em contratos de consórcio e as taxas envolvidas, um dos principais benefícios observados é a ausência de juros remuneratórios. Isso consegue reduzir o custo efetivo total (CET) e torna a operação mais vantajosa. 

    Contudo, podem existir outras cobranças importantes para a segurança da contratação. Conheça quais são eles a seguir. 

    Fundo comum 

    Ele funciona como a poupança do grupo, reunindo os valores pagos por todos os consorciados ao longo do contrato para que seja possível cobrir as cartas de crédito dos participantes contemplados. Para isso, é considerado o valor total necessário para o grupo, dividido pelo número de parcelas escolhido pelo consorciado. 

    Seguro 

    O seguro pode estar previsto no contrato com finalidade de trazer maior proteção, garantindo cobertura em caso de sinistros relacionados à apólice. Aqui, o valor dependerá do prêmio definido no contrato da seguradora responsável. Essa é uma contratação opcional, mas que pode trazer vantagens ao consorciado.  

    Fundo de reserva 

    O fundo de reserva tem um percentual fixo sobre o valor da parcela mensal e tem o objetivo de trazer segurança ao grupo em caso de inadimplência de algum participante. No encerramento do grupo, se houver saldo disponível, ele é devolvido aos participantes de maneira proporcional.

    Adesão 

    Outra taxa que pode compor o contrato de consórcio é a de adesão. Nessa situação, ela é cobrada ao se inscrever no grupo, com um percentual sobre o valor do bem ou serviço do plano. 

    Porém, é possível encontrar diversas alternativas que dispensam essa taxa, ajudando a reduzir os custos envolvidos.

    Como encontrar um consórcio com as melhores taxas? 

    Depois de conhecer as taxas cobradas, é comum se perguntar como encontrar o contrato que tenha o melhor custo-benefício. Como visto, essas cobranças são importantes para a segurança do grupo. Contudo, se forem excessivas, podem prejudicar o desempenho do seu investimento. 

    Por isso, a principal dica na hora de procurar um consórcio com as melhores taxas é buscar uma administradora de confiança. Empresas com experiência e solidez no mercado, como a Unifisa, conseguem oferecer custos atrativos e toda a qualidade que os participantes do grupo precisam.

    Pronto! Conhecendo a taxa de administração do consórcio, você poderá avaliar as propostas e custos envolvidos com segurança para contratar a alternativa mais alinhada para as suas necessidades.

    Está em busca do consórcio ideal? Então acesse o site da Unifisa e confira os planos que atendem suas necessidades!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!