Pessoa calculando suas despesas mensais

5 dicas práticas para diminuir suas despesas mensais e economizar dinheiro

Ao olhar as despesas mensais surge aquele pensamento de que poderia ter economizado mais, não é mesmo? E quando não sabemos por onde começar, poupar pode parecer algo complexo.

Nesse processo, o planejamento é essencial para diminuir gastos mensais, e você verá como é gratificante quando a conta sai do vermelho. Depois de colocar tudo em um papel ou planilha para visualizar os ganhos e gastos é hora da ação. 

Por isso, preparamos 5 dicas práticas para diminuir suas despesas mensais. Confira a lista e saiba como economizar seu dinheiro!

Diminua suas despesas e economize

1. Elimine gastos supérfluos

A primeira dica para diminuir as despesas mensais é eliminar gastos supérfluos. Mesmo aquelas compras pequenas, quando feitas com frequência, comprometem o orçamento a longo prazo. 

Afinal, você consegue usar essa quantia em outros investimentos, como a compra de imóvel ou carro. Por exemplo, preparar lanches para o trabalho ajudará a economizar o dinheiro gasto com delivery ou restaurantes. É uma ação pequena que fará diferença no fim do mês. 

É importante que você examine seus hábitos e rotina para identificar o que pode ficar de lado, sem que isso interfira em sua qualidade de vida. 

2. Busque cupons de desconto

Na internet, é possível encontrar uma infinidade de cupons de desconto para otimizar suas compras. Em restaurantes e supermercados também há folhetos e fichas com ofertas.

Aproveite esse benefício sempre que puder. Depois, será exatamente a quantidade economizada que fará a diferença para que as contas fiquem no azul.

E não esqueça que se a promoção envolve levar mais produtos por um mesmo preço, observe a validade e faça um estoque possível. Essa iniciativa permite que você também economize durante algum tempo ao investir em algo que consome com frequência.

3. Reduza o consumo de água

Em despesas mensais os gastos com água são prioridade. É aquele tipo de conta que você paga em primeiro lugar e não pode substituir por outra.

Portanto, pense nela como um meio para economizar. Assim, considere tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes e reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar ou esfregar a calçada de casa.

Além de poupar, você ajuda a preservar a natureza e mantém hábitos sustentáveis.

4. Faça listas de compras

Você costuma ir no mercado e encher o carrinho de itens, que muitas vezes não precisa ou não consumirá com frequência? Esses gastos por impulso podem ser evitados ao fazer uma lista de compras.

Então, pense nas prateleiras do supermercado e faça uma lista dos corredores que precisa passar. Escreva também a quantidade necessária na frente do item para controlar a reposição da despensa.

No dia da compra você saberá o que precisa e evitará pegar um produto aleatório. Além disso, ter a lista em mãos facilita a pesquisa de preços para encontrar um estabelecimento com melhores valores. 

5. Quite suas dívidas

Caso você tenha dívidas com longos parcelamentos vale a pena pensar em como quitá-los. Isso porque essas pequenas dívidas se acumulam e comprometem suas despesas mensais. 

É possível fazer negociações interessantes, que eliminam juros e taxas com antecipação de parcelas. Em casos de empréstimo, você consegue realizar a portabilidade entre bancos para conseguir condições de pagamento melhores.

Com essas 5 dicas práticas, você pode iniciar seu planejamento para diminuir as despesas e economizar dinheiro. Assim que você encontrar seu ritmo e melhores práticas para suas necessidades, verá seus rendimentos aumentarem.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Close Bitnami banner
Bitnami