5 dicas que podem te ajudar a ser contemplado mais rápido no consórcio

5 dicas que podem te ajudar a ser contemplado mais rápido no consórcio

Você já se perguntou como ser contemplado no consórcio com maior agilidade? Essa é uma dúvida frequente entre quem opta por essa modalidade de crédito. Afinal, mesmo ciente do funcionamento dos sorteios, pode surgir ansiedade em relação à carta de crédito.

Além disso, antecipar o recebimento pode ajudar a concluir determinados planos, como aproveitar oportunidades inesperadas para adquirir o bem ou serviço desejados. A boa notícia é que existem algumas práticas que podem te auxiliar nessa questão.

Receba nossas novidades


    Continue a leitura e conheça 5 dicas sobre como ser contemplado no consórcio de maneira mais rápida!

    1. Mantenha os pagamentos em dia

    O primeiro ponto é manter os pagamentos do consórcio em dia. Apesar de ela não ajudar diretamente na antecipação, a prática evita que você seja excluído dos sorteios ou, até mesmo, o cancelamento da cota — geralmente, isso acontece após 2 parcelas em atraso.

    Portanto, ao ingressar em um consórcio, tenha atenção ao orçamento e planeje-se para que todas as prestações sejam quitadas em dia. Também é importante manter sua vida e reserva financeira em ordem, sem restrições de crédito e com uma renda adequada para se comprometer com os pagamentos.

    Assim, além de participar de todos os sorteios, você garante que não terá imprevistos na liberação da carta de crédito após ser contemplado.

    2. Planeje-se para fazer lances

    O sorteio é a forma mais conhecida de contemplação, mas isso ainda pode acontecer via lances. Nesse caso, além da cota premiada, é possível ser contemplado em uma espécie de leilão. Nele, os cotistas fazem uma oferta de antecipação de parcelas para ter acesso à carta de crédito — aqui, também será necessário estar com o pagamento das parcelas em dia. 

    Para tanto, é preciso ter um controle financeiro e orçamento disponível para ofertar valores que permitam a contemplação. Afinal, você precisará superar os demais cotistas para ter acesso à carta de crédito antecipadamente. 

    3. Avalie entrar em um grupo em andamento

    Outra dica sobre como ser contemplado com maior rapidez é procurar um consórcio em andamento. Isso porque já terão pessoas que receberam a carta de crédito, reduzindo a concorrência no sorteio.

    Ainda, é possível avaliar o histórico de como foram os lances anteriores para ter uma ideia sobre o montante necessário e otimizar suas ofertas para ter mais chances de sucesso. 

    Além disso, não será preciso aguardar o prazo para agrupamento das cotas e reunião de saldo suficiente para iniciar os sorteios. Contudo, nem sempre é possível encontrar grupos formados que se alinhem às suas necessidades. 

    4. Identifique a melhor época para lances

    Ao analisar a possibilidade de fazer lances, você também pode pesquisar as épocas mais favoráveis — novamente, o histórico pode ajudar. Muitas vezes é possível perceber padrões na queda ou elevação dos valores ofertados.

    Caso não tenha dados para analisar, considere as datas importantes ao longo do ano. Por exemplo, novembro e dezembro costumam trazer o 13.º salário, então a tendência é que tenham mais lances e valores superiores. 

    Por outro lado, algumas épocas podem trazer mais gastos, como os meses de vencimento de determinados impostos. Logo, se preparar para dar lances atrativos em datas do tipo pode aumentar suas chances de contemplação.

    5. Verifique se é possível fazer um lance embutido

    Até aqui foi possível perceber que o lance é um dos principais caminhos para conseguir a contemplação. Entretanto, nem sempre há valores guardados que permitam aproveitar a oportunidade. Se isso acontece com você, vale verificar a possibilidade de fazer um lance embutido.

    Ele funciona da seguinte forma: o consorciado dá o lance que, se aceito, terá o valor correspondente descontado na carta de crédito. No entanto, ele deve estar previsto no contrato de adesão ao grupo e costuma trazer regras específicas, como o percentual máximo que pode ser utilizado.

    Outro cuidado importante é verificar se, com a redução do valor recebido, você ainda terá condições de concretizar seus planos. Caso contrário, a contemplação mais rápida pode não ser vantajosa.

    Agora que você sabe como ser contemplado no consórcio, não se esqueça de buscar uma boa administradora e procurar grupos alinhados aos seus objetivos. Para isso, você pode contar com a Unifisa — oferecemos diversos planos para auxiliar na realização dos seus objetivos.

    Gostou das nossas dicas? Então, que tal acompanhar outras novidades? Assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis sobre consórcios em seu e-mail!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!