Consórcio em andamento: vale a pena entrar?

Consórcio em andamento: vale a pena entrar?

Em um consórcio, uma empresa administradora organiza a compra de determinado bem ou bens diferentes, ou seja, uma mesma empresa pode oferecer serviços de:

A empresa vende cotas e o interessado pode comprar uma ou mais delas. A partir de então, você se compromete a pagar mensalmente um valor durante um período predefinido, que é o prazo do consórcio. Durante esse tempo, a administradora realiza sorteios e lances. As pessoas que são sorteadas ou oferecem os maiores lances são contempladas com a carta de crédito e já podem comprar o bem que desejam.

Receba nossas novidades


    Hoje, já é possível vender cotas home office. Ou seja, a administradora disponibiliza cotas por meio da internet e, quem se interessar em trabalhar com a empresa, também pode vender cotas, trabalhando em casa.

    Neste post, falaremos sobre a possibilidade de entrar em um consórcio em andamento. Será que compensa? Quais são as vantagens e desvantagens? Descubra no artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas!

    As diferenças entre o consórcio em formação e em andamento

    O consórcio em formação é aquele em que a administradora ainda reúne pessoas para formar o grupo. Ou seja, ele ainda não alcançou a quantidade mínima necessária. O grupo só está oficialmente constituído quando se realiza a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO). Existe um prazo para que a administradora forme o grupo: 90 dias contando desde a data em que o consorciado assina o contrato. 

    Se o grupo não se formar nesse prazo, o consorciado tem direito à devolução do dinheiro que foi pago com os respectivos juros.

    Já no consórcio em andamento, a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) já se efetivou. Nessa assembleia, fica definido o tipo de aplicação financeira à qual os recursos são destinados. O interessado entra no negócio depois que a AGO já foi realizada e, geralmente, já foram realizados também alguns sorteios e lances.

    Quais as vantagens de entrar em um consórcio em andamento?

    De modo geral, em um consórcio em andamento aumenta as chances da contemplação acontecer mais rapidamente. Esse acontecimento é relativo, pois depende de quanto tempo já se passou desde a formação do grupo.

    Consideremos um consórcio de automóveis com prazo de 60 meses (5 anos) e que entrou no quinto mês de andamento. Nesse caso, há vantagens, mas são mais limitadas: considerando um sorteio por mês, foram contempladas quatro pessoas; digamos que, em lances, durante os quatro meses, foram contemplados seis consorciados. Ao todo, 10 pessoas saíram do consórcio e ainda restam 56 meses.

    As principais vantagens de entrar em um consórcio em andamento referem-se aos seguintes pontos:

    • os lances maiores são dados nos primeiros meses;
    • algumas pessoas já foram contempladas, aumentando as chances de você ser sorteado mais rápido.

    Mas isso só faz mais sentido quando já decorreram muitos meses desde a formação do grupo. Assim, você aumenta suas chances de ter um lance contemplado porque, como dito acima, os consorciados que têm boas reservas de dinheiro oferecem lances maiores logo nos meses iniciais. 

    Geralmente, ao longo do tempo, o valor dos lances diminui, além de menos pessoas para serem contempladas. Você também pode analisar o histórico dos lances para ter uma noção de qual é a média deles, planejando-se melhor para dar o seu com mais probabilidades de contemplação.

    Da mesma forma acontece com os sorteios. Haverá menos “concorrentes” disputando a carta de crédito. Mas, ao entrar em um consórcio em andamento, é preciso assumir as parcelas relativas aos meses anteriores.

    As administradoras, contudo, oferecem algumas opções de modo que a pessoa não precise fazer um pagamento integral. As parcelas podem ser somadas, divididas pelo prazo que ainda resta, e os valores embutidos nas parcelas subsequentes.

    Como fazer um consórcio em andamento?

    Existem basicamente duas formas de fazer um consórcio em andamento:

    • diretamente com a administradora, comprando uma cota que ainda não foi vendida;
    • indiretamente, comprando a cota de um consorciado que deseja desistir do consórcio (mas a administradora também pode mediar essa venda para garantir mais segurança tanto para o comprador como para o vendedor).

    A Unifisa é uma empresa de consórcio que atua há 25 anos no mercado nacional, oferecendo consórcios de diferentes bens e serviços. Caso decida entrar em um consórcio em andamento, você pode optar por ela. Assim, terá a segurança de saber que está fazendo um bom negócio, sem correr riscos.

    E então, quer conhecer melhor a empresa e suas opções de consórcio? Entre hoje mesmo em contato com a Unifisa!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!