Caminhoneiro descobre como comprar caminhão e fica contente com resultado

Está pensando em comprar um caminhão? Descubra como aqui!

Saber como comprar um caminhão é fundamental para se planejar corretamente e fazer a melhor escolha considerando seus planos. Afinal, isso exige um investimento elevado e afeta os resultados que podem ser obtidos no investimento, como os tipos de serviços que poderão ser realizados com esse bem.

Assim, é interessante saber o que avaliar no momento da compra e quais fatores exigem mais atenção para garantir a decisão ideal às suas necessidades e orçamento disponível. Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura e descubra como comprar um caminhão sem erros!

Escolha entre um veículo novo e usado

Primeiro, defina se você pretende adquirir um caminhão novo ou usado. No primeiro caso, há um custo mais elevado e podem surgir dificuldades para identificar o potencial do modelo. Porém, há garantia na compra e possibilidade de ter um maior tempo de uso. Ainda, muitas vezes ele conta com tecnologias diferenciadas, que podem melhorar o desempenho.

Já o caminhão usado tem um custo menor e é possível avaliar as condições do veículo para ter segurança na compra. Porém, ele terá um tempo de vida menor e se expõe a mais riscos referentes a problemas mecânicos, os quais são naturais após determinado tempo. 

Aqui, não existe uma resposta certa sobre qual é a melhor opção: tudo dependerá das suas necessidades e orçamento.

Avalie os tipos de caminhão

Ao pensar em como comprar um caminhão, é preciso ter atenção aos diversos modelos de veículos disponíveis. Isso porque eles contam com diferentes capacidades em relação às cargas transportadas, peso e eventuais autorizações especiais.

Abaixo, confira os tipos de caminhões:

  • veículo urbano de carga (VUC) — de menor porte, voltado às cidades e regiões que restringem a circulação de veículos mais pesados. Geralmente tem capacidade de 3 toneladas, no máximo;
  • 3/4 — com uma estrutura um pouco maior do que o anterior, ele conta com 2 eixos e pode comportar até 4 toneladas, dependendo do modelo;
  • semipesado — também chamado de “toco”, ele conta com dois eixos (um dianteiro e um traseiro) e costuma ter cerca de 14 metros de comprimento. Já a capacidade de carga gira em torno de 6 toneladas;
  • pesado — esse modelo também é conhecido como “truck”, com dois eixos duplos. Assim, ele consegue transportar cargas entre 10 e 14 toneladas, em média;
  • carreta — é um dos modelos mais utilizados, composto por duas partes: o “cavalo”, que contém o motor e a cabine, e a carroceria, onde é transportada a carga. Ela pode ter dois ou três eixos. Também é possível ter o modelo de cavalo trucado, reforçando a estrutura. O limite de carga varia conforme o semirreboque utilizado;
  • bitrem — outro nome comum para esse modelo é “treminhão”. Ele conta com duas articulações que somam 7 eixos e, com isso, proporciona uma alta capacidade de transporte, de 57 toneladas;
  • rodotrem — nesse caso, são 3 articulações compondo do caminhão, com um cavalo mecânico trucado e mais dois reboques, o que também aumenta o número de eixos para 9 e a capacidade para 74 toneladas. Porém, precisa de autorização especial para circular.

Vale destacar também as limitações em relação à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A categoria C permite trabalhar com peso bruto de até 6 toneladas. Nos demais casos, é preciso ter a categoria E.

Considere a finalidade do caminhão

Também é preciso considerar a finalidade do caminhão, como:

  • tipo de transporte;
  • volume de carga;
  • tipo de frete que será realizado. 

Transporte de animais ou cargas perigosas exigem algumas especificidades. Nesse caso, pode ser necessário ter equipamentos adicionais, como baú com refrigeração, carroceria semi-aberta ou de tanque, entre outros fatores.

Defina como será o pagamento

Por fim, defina como será feito o pagamento: tem o valor disponível à vista ou precisará recorrer a parcelamentos? 

Uma dica para ajudar nessa conquista é o consórcio de caminhões. Nesse caso, você participa de um grupo, pagando as parcelas acordadas pelo prazo determinado no contrato.

A contemplação depende do sorteio ou de lances, mas até o término do período você terá a carta de crédito. Na prática, ela funcionará como uma compra planejada, com forma de pagamento à vista — o que pode trazer vantagens no momento de negociar a compra. Por fim, esse tipo de contrato não tem juros remuneratórios, garantindo o melhor custo-benefício.

Após conhecer essas dicas sobre como comprar caminhão, considere a contratação de um consórcio. Na Unifisa você tem acesso a diferentes planos para a aquisição de veículos, com toda a segurança necessária para concretizar seus planos e desejos.

Gostou desse artigo e quer acompanhar mais dicas como essas? Então, assine nossa newsletter e receba todas as informações diretamente em sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Close Bitnami banner
Bitnami