Consórcio para negativado: dá para fazer? Entenda aqui!

Consórcio para negativado: dá para fazer? Entenda aqui!

Ao se planejar para comprar um bem é comum se deparar com diversas formas de pagamento que podem ser usadas. Contudo, quem tem o nome sujo precisa verificar se existem restrições para a modalidade escolhida. Por exemplo, é possível fazer um consórcio para negativado?

Esse é um contrato bastante atrativo por suas condições, que traz custos totais inferiores aos financiamentos bancários, além da menor burocracia e maior flexibilidade. Então, para aproveitar os benefícios, vale a pena entender como ficam as regras para quem tem restrições no nome.

Receba nossas novidades


    Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e descubra se é possível fazer consórcio para negativados e como funciona o contrato nessas situações!

    É possível fazer consórcio para negativado?

    Quem tem o nome sujo pode, sim, participar de um consórcio. Isso porque não são feitas análises aprofundadas do cliente para entender seu perfil de crédito. Logo, inscrições em órgãos de proteção ao crédito — como SPC ou Serasa — não impedem o ingresso em um grupo.

    Todavia, é preciso ter atenção a alguns pontos. Primeiro, é necessário manter as parcelas do consórcio em dia para que seja possível ser contemplado. Então é essencial ter um planejamento financeiro e se organizar antes de assumir o compromisso de pagamento. 

    Além disso, mesmo que o consórcio aprove sua participação em um grupo, as restrições serão consideradas no momento da contemplação, ou seja, na liberação da carta de crédito. Assim, é importante entender as regras para não ter imprevistos.

    Como funciona a contemplação?

    A contemplação do consórcio acontece de duas formas: por sorteio nas assembleias ou lance — um tipo de leilão, em que os participantes antecipam suas parcelas para tentar adiantar o acesso à carta de crédito.

    Mesmo após ser contemplado, ainda há a obrigação de manter o pagamento das parcelas conforme previsto no contrato. Por isso, antes de liberar a carta de crédito, a administradora do grupo faz uma análise do perfil do consorciado para avaliar se as prestações estão em dia.

    O objetivo é trazer segurança para todo o grupo, afinal, a inadimplência pode prejudicar contemplações futuras. Diante disso, quando há pendências no nome do consorciado, a carta de crédito não é liberada.

    Ou seja, é possível participar do consórcio estando negativado, mas é preciso estar com o nome limpo e passar pela análise de crédito para receber os valores após a contemplação. Porém, isso não significa que você perderá a carta de crédito.

    Após regularizar a situação é possível tentar a liberação novamente. Caso isso não aconteça, você receberá a carta quando terminar de pagar as parcelas. Como alternativa, a administradora pode oferecer outras soluções, como a apresentação de um fiador ou avalista. Assim, vale pesquisar as regras do grupo antes de assinar o contrato.

    Como se organizar para manter o consórcio em dia?

    Como visto, um dos pontos essenciais para viabilizar a contemplação é manter o pagamento das parcelas em dia. Então comece analisando suas finanças para entender se as parcelas se encaixam no seu orçamento, sem comprometer o bem-estar da família.

    Também é interessante se planejar para regularizar as pendências financeiras, visando o acesso à carta de crédito na contemplação. Como você poderá ingressar no grupo normalmente, há mais tempo para economizar, negociar pagamentos e quitar as dívidas.

    Ainda, vale a pena manter um controle financeiro frequente, a fim de identificar problemas e, se necessário, entrar em contato com a administradora. Os atrasos podem fazer com que você seja retirado do grupo, então é fundamental conversar sobre a situação para tentar resolvê-la da melhor maneira.

    Agora que você sabe que é possível fazer um consórcio estando negativado e como se planejar, é hora escolher a alternativa ideal. Para isso, busque por uma administradora de confiança, como a Unifisa — presente há mais de 25 anos no mercado.

    O Consórcio Nacional Unifisa trabalha com diversos tipos de consórcios, visando atender as necessidades dos diversos perfis de cliente. Antes de entrar em um grupo, você ainda pode fazer simulações online com valor da parcela que deseja pagar ou o crédito recebido ao final para entender as diferentes possibilidades.

    Após aprender mais sobre as regras do consórcio para negativados, você já sabe que essa pode ser uma alternativa caso tenha restrições em seu nome. Porém, também vale a pena se organizar para regularizar as pendências para viabilizar o acesso à carta de crédito no momento da contemplação.

    Quer acompanhar outras dicas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre consórcio e planejamento financeiro em seu e-mail.

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!