Vale a pena comprar carta contemplada? Descubra aqui!

Vale a pena comprar carta contemplada? Descubra aqui!

Comprar carta contemplada nem sempre é a melhor opção para quem deseja adquirir um bem, como um imóvel ou veículo. Isso porque a mudança de titularidade da cota comercializada nem sempre é autorizada pela administradora.

Além disso, não podemos desconsiderar os riscos de fraudes nesse processo. Pessoas agindo de má-fé ou, até mesmo, grupos criminosos podem estar por trás de uma proposta atraente de aquisição de carta de crédito.

Receba nossas novidades


    Por isso, é muito importante tomar uma série de cuidados se sua opção for, de fato, a aquisição do título de crédito de terceiros. Neste artigo, listamos quais são eles. Continue a leitura e saiba mais!

    O que é carta contemplada?

    Antes de conferir quais são os principais riscos dessa aquisição e os cuidados que devem ser tomados, é preciso entender o que, de fato, é uma carta de crédito contemplada.

    Como o próprio nome diz, a carta de crédito é uma autorização que dá poderes de compra ao participante do consórcio sobre o bem que deseja. Assim, ao ter acesso à carta contemplada, o consorciado não precisa mais esperar ser sorteado ou dar um lance para antecipar a permissão de utilizar o crédito, podendo conquistar o objetivo determinado em contrato.

    Portanto, comprar uma carta de crédito nessas condições significa pagar para entrar em um consórcio como um membro já contemplado. Assim, ao ingressar no grupo, é possível realizar a aquisição imediata do bem.

    Principais riscos de comprar carta contemplada

    Agora que você entendeu o que é uma carta de crédito contemplada, vejamos quais são os principais riscos relacionados a essa compra.

    Mudança de titularidade

    Como já indicado, a efetivação da comercialização de uma carta contemplada depende da autorização da administradora. Há empresas, por exemplo, que não permitem a mudança de titularidade da cota comercializada.

    Ações de estelionatários

    A ação de estelionatários também não é um risco desprezível. Os noticiários estão aí para nos mostrar que o repertório de golpes dos criminosos é extenso e pode envolver, inclusive, cartas contempladas de consórcio.

    Cobrança de ágio

    A cobrança de ágio sobre a carta de crédito comercializada não é necessariamente um risco. Afinal, desde que os termos do acordo estejam expressos por quem faz a proposta, o negócio pode ser fechado sem maiores problemas.

    No entanto, a depender do valor do ágio cobrado, o negócio não será nada interessante para você. Imagine, por exemplo, um custo de 20% ou 30% sobre o valor da carta. Definitivamente, essa não é uma cobrança nada razoável.

    Vai comprar carta contemplada? Atenção a esses pontos.

    Para quem está decidido a comprar uma carta contemplada, mesmo sabendo dos riscos associados a essa operação, vale tomar algumas precauções. Confira a seguir!

    Avalie os termos do contrato

    O contrato do consórcio traz toda a caracterização do serviço contratado e deve indicar, inclusive, quais as condições para comercialização de uma cota do grupo para terceiros. Por isso, é fundamental realizar uma leitura atenta desse documento.

    Caso você não tenha acesso ao contrato, desconsidere a possibilidade de realizar o negócio. Afinal, esse é um sinal claro de que o responsável pela proposta não deseja ser transparente na condução do negócio.

    Entre em contato com a administradora

    Além de avaliar o contrato de forma bastante minuciosa, é importante acionar a administradora do consórcio para confirmar as condições de comercialização de uma carta contemplada. Um representante da empresa é a fonte mais segura para avaliar se o negócio pretendido é viável.

    Feche negócio apenas na sede da administradora  

    Fechar negócio na sede da administradora é a forma mais segura para não ter problemas na compra de uma carta contemplada. Mediante a presença de representantes da empresa, você poderá validar todas as condições para efetivar essa comercialização.

    O contato direto com a administradora também é importante para confirmar como você fará uso da carta de crédito adquirida.

    Depois de conferir todas as informações sobre a compra de carta contemplada, que tal conhecer os planos de consórcio oferecidos pela Unifisa — empresa referência no mercado? Acesse o site e confira todas as condições para contratar consórcio automotivo, de imóveis, embarcações, entre diversos outros.

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!