Compras por impulso: 7 dicas para evitá-las

Compras por impulso: 7 dicas para evitá-las

As compras por impulso são as principais vilãs quando o assunto é planejamento e controle financeiro pessoal. Por isso, impactam diretamente em nossas conquistas, como comprar a casa própria e trocar de carro.

É comum, por exemplo, as pessoas realizarem pequenas compras e não perceberem o efeito dessas despesas. Ao final do mês, surge aquela sensação de não saber para onde foi o dinheiro.

Receba nossas novidades


    Neste conteúdo, separamos 7 dicas para evitar compras por impulso e economizar de modo a alcançar seus objetivos financeiros. Confira!

    1. Entenda suas necessidades

    No Brasil, pesquisas recentes estimam que apenas 21% das pessoas estudaram sobre educação financeira na infância. Assim, é natural que nem todo mundo tenha o hábito de se planejar.

    O primeiro passo para se organizar e evitar compras por impulso é entender suas necessidades. Faça uma lista das despesas indispensáveis na sua vida, como alimentação, saúde e moradia. Depois, anote quais são seus gastos extras.

    Perceba que os gastos não essenciais são os pontos em que podemos economizar com facilidade.

    Resumindo, opções de lazer e outros confortos fazem parte do orçamento, mas é importante ter clareza de quanto gastar e quais são as consequências.

    2. Estipule metas de gasto por categoria

    Um orçamento familiar costuma ser dividido em categorias, como se cada dinheiro fosse para uma gaveta.

    Para ter clareza de quanto pode gastar sem afetar o orçamento, planeje o seguinte:

    1. despesas domésticas: alimentação, aluguel, luz, água e telefone;
    2. prioridades financeiras: poupança, investimentos e pagamento de dívidas;
    3. estilo de vida: lazer, conforto e bens de consumo.

    Um modelo é definir metas de 50% para despesas domésticas, 15% para prioridades financeiras e 35% para o estilo de vida indicado. Porém, por ser uma regra prática, ela precisa ser adaptada ao seu contexto.

    3. Pesquise sempre antes de comprar

    Para cumprir as metas fixadas, pesquise sempre antes de comprar. Isso ajuda a economizar com despesas e cria um hábito que evita compras por impulso.

    Ao chegar em uma loja e ver uma roupa, por exemplo, você terá reforçado a ideia de não comprar na hora, mas investigar o preço antes. Assim, o hábito de consumo por impulso pode ser quebrado.

    4. Crie listas para minimizar as compras por impulso

    As listas são ferramentas importantes para controlar as compras por impulso. Isso porque, não apenas ajudam a manter a pessoa conforme o que foi planejado, como podem medir os resultados obtidos.

    A mudança de hábitos não ocorrerá de um dia para o outro. Nesse sentido, com a lista, conseguimos ver evolução e manter a motivação de modo a economizar.

    Se, em cada ida ao supermercado, por exemplo, você desviar 10% a menos do planejamento, logo os resultados aparecerão. E, ver o progresso ajudará a não desistir antes de colher os frutos.

    5. Controle os gastos com o uso de uma planilha

    Vale a pena usar planilhas de modo a controlar as despesas. Nelas, entendemos onde para onde o dinheiro está indo, anotando cada um dos gastos ou despesas por categorias, como alimentação, lazer e educação.

    Além disso, você pode utilizar aplicativos de celular. Neles, será ainda mais fácil atualizar as informações, à medida que as compras acontecem ao longo do mês.

    6. Não faça compras quando estiver triste ou irritado

    Nosso estado mental durante as compras influencia a tomada de decisão e pode disparar hábitos ruins. O hábito é um processo dividido em três etapas.

    Imagine uma pessoa passando por uma lanchonete após um dia difícil. O estresse pode ser um estímulo (gatilho) para realizar a compra por impulso (rotina), que será reforçada com o prazer gerado pela comida (recompensa).

    Uma boa medida para não comprar por impulso é evitar ir às compras quando o estresse, irritação e tristeza estiverem presentes. Isto é, você evita que a rotina de realizar a compra seja disparada.

    Alternativamente, tente usar a técnica de lançamento. Nela, após ter o estímulo para comprar por impulso, você iniciará uma contagem regressiva e, ao chegar no zero, saia do local ou do computador, evitando a compra por impulso.

    7. Realize investimentos

    Os investimentos minimizam as compras por impulso. Além de separar o dinheiro no começo do mês, o retorno obtido motiva a pessoa a continuar com as economias.

    Um caminho interessante é usar o consórcio. Nele, existe um grupo de investidores interessados em comprar bens materiais, como casa e automóvel.

    Cada participante paga uma mensalidade pelo período previsto em contrato. E, mês a mês, as pessoas são contempladas até que todos tenham alcançado o objetivo do consórcio.

    Assim, você consegue criar disciplina, juntar dinheiro com facilidade e evitar compras por impulso. Logo, terá mais saúde financeira para realizar seus objetivos.

    Quer receber mais dicas de educação financeira? Siga a Unifisa no Facebook e Instagram!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!