Carro elétrico: vale a pena investir? Confira as vantagens e desvantagens

Carro elétrico: vale a pena investir? Confira as vantagens e desvantagens

O carro elétrico está cada vez mais nos planos dos brasileiros, como uma alternativa sustentável. 

Isso porque, os automóveis a combustão são a principal fonte de poluição nos centros urbanos. De acordo com a revista Exame, só no estado de São Paulo, por exemplo, respondem por 72,6% da emissão de gases poluentes.

Receba nossas novidades


    Além disso, embora ainda não esteja nos patamares ideais, a tecnologia vem se tornando mais acessível com o passar dos anos. Não à toa, um levantamento feito pela Agência Brasil aponta que os carros elétricos bateram seu recorde de vendas no Brasil em 2020, com cerca de 30 mil emplacamentos.

    Por isso, vale a pena analisar se é a hora de trocar de carro e escolher esse modelo. Continue a leitura para conhecer as principais vantagens e desvantagens desses veículos!

    Quais são as principais vantagens?

    Os carros elétricos estão bastante associados ao cuidado com o meio ambiente e à sustentabilidade. No entanto, hoje podemos dizer que os benefícios já ultrapassam a sensibilização com um problema global. Confira os principais!

    Economia a longo prazo

    Em relação aos custos de manutenção, os carros elétricos são até 87% mais baratos que os modelos a combustão.

    Além disso, diversos estados, como São Paulo e Ceará, já aderiram a descontos no IPVA, enquanto outros, como Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul, concedem a isenção completa do imposto.

    Um argumento importante a favor da compra é que o veículo compensa a diferença de preço. Apesar de exigirem um investimento inicial mais elevado, há economias que geram um resultado positivo no longo prazo.

    Maior eficiência energética

    Os veículos elétricos também consomem menos energia para rodar, o que tem reflexo nos custos. Em um comparativo com o modelos similares a combustão, etanol e energia, vemos uma despesa de menos da metade por ano nos elétricos.

    Motor silencioso

    A direção do carro elétrico é mais confortável. O motor é silencioso porque não existe a queima de combustível, que é o que traz os ruídos característicos dos veículos a combustão. Logo, é uma excelente opção para usar no dia a dia.

    Menor poluição

    É importante destacar que o motor elétrico minimiza os gases poluentes durante o uso. Além disso, os avanços tecnológicos podem trazer ainda mais opções para os proprietários nessa área. Por exemplo, com a instalação de placas solares em casa, é possível usar o veículo, produzindo a própria energia.

    Quais são as desvantagens?

    A implantação dos carros elétricos ainda está em processo de evolução, e os interessados precisam lidar com alguns obstáculos ao adquirir um veículo. Dois deles são as principais desvantagens dos modelos.

    Preço alto

    De acordo com a IstoÉ, O preço médio para comprar um carro elétrico no Brasil é de R$200.000,00, embora já existam modelos na faixa dos R$150.000. É um valor com grande impacto, por exemplo, nos financiamentos de automóveis, devido aos juros aplicados às parcelas.

    Suporte para recarga ainda baixo

    Outra questão é que as estradas equipadas com postos de recarga (maneira mais ágil e prática de “abastecer”) ainda são escassas no Brasil. No entanto, o carro elétrico vem acompanhado, geralmente, de um carregador emergencial, que é mais lento, mas pode ser usado em qualquer tomada. Além dele, existem opções de carregador doméstico para minimizar a falta de postos.

    Como adquirir um carro elétrico no Brasil?

    A compra do carro elétrico deve pesar diversos fatores: desejo de contribuir com a sustentabilidade, custos e praticidade em comparação com os modelos a combustão. Além disso, o ideal é buscar alternativas ao financiamento, devido à relação entre os juros e investimento inicial no veículo.

    Uma excelente opção é realizar um consórcio de automóveis, porque você não paga juros. Assim, o valor final da operação é muito mais em conta, e você pode ser antecipado por lance ou sorteio antes mesmo do final das mensalidades.

    Além disso, o consórcio traz a vantagem de ter a liberdade para usar a carta de crédito, comprando um modelo mais atual no momento da contemplação. Como a tendência é a tecnologia evoluir, a espera vem acompanhada de uma boa contrapartida.

    Sendo assim, o carro elétrico pode ser comprado com planejamento. E, como os modelos se destacam pela compensação do investimento inicial no longo prazo, você tem uma alternativa para aumentar esse retorno ao escolher uma opção sem juros.

    Entendeu as vantagens e desvantagens dos carros elétricos? Assine nossa newsletter e fique atualizado com as melhores dicas de educação financeira!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!