Economizar água: 6 passos para começar agora

Economizar água: 6 passos para começar agora

Economizar água é uma medida essencial para colaborar com a sustentabilidade do meio ambiente e o futuro do planeta. Isso porque ela é um recurso natural finito, mas indispensável à vida. Logo, é preciso preservá-la para as próximas gerações.

Além disso, a redução do consumo colabora com a diminuição das despesas mensais da casa, beneficiando o orçamento familiar.

Receba nossas novidades


    Desse modo, existem vários benefícios em adotar esse hábito em sua rotina. Quer saber como economizar água? Confira 6 passos para começar agora mesmo!

    6 passos para começar a economizar água

    1. Tomar banhos mais curtos

    Os banhos são um dos fatores que influenciam diretamente no gasto mensal de água. Assim, vale a pena tentar otimizar o tempo gasto nessa tarefa, focando apenas no que é necessário para garantir a higienização completa do corpo.

    Ao se ensaboar ou passar produtos no cabelo, por exemplo, vale deixar a torneira desligada. Embora seja uma ação simples, ela é suficiente para reduzir litros de água gastos durante os banhos.

    2. Manter as torneiras fechadas

    Seguindo a lógica da dica anterior, é interessante manter as torneiras fechadas sempre que possível.

    Ao lavar a louça, por exemplo, corte o fluxo de água enquanto passa o detergente nas peças. O mesmo vale no momento de lavar as mãos e escovar os dentes.

    Uma dica que pode ajudar é instalar torneiras que colaborem com a economia. Algumas regulam melhor o volume de água e pressão, e outras contam com temporizadores, que controlam o gasto de água e evitam problemas recorrentes, como o esquecimento da torneira aberta.

    3. Reduzir a frequência de lavagens de roupa

    Você utiliza a capacidade máxima no momento de lavar roupas? As máquinas são eletrodomésticos fundamentais para o dia a dia das pessoas, porém, cada modelo trabalha com um volume de peças por vez.

    Portanto, uma dica para economizar água é reduzir o número de ciclos de lavagens. Ou seja, aumentar o espaçamento entre as lavagens para acumular mais peças e aproveitar a capacidade máxima.

    Com essas ações é possível utilizar o ciclo mais econômico da máquina, considerando o volume de água gasto e a quantidade de roupa lavada.

    Aqui,  é interessante verificar se é possível reutilizar a água da máquina para outras tarefas, como lavar calçadas.

    4. Aproveitar a água da chuva

    Existem várias tarefas em casa que podem exigir alto volume de água, como:

    • lavar o carro;
    • regar plantas;
    • limpar a garagem ou calçada.

    Nesses casos, vale a pena considerar a implementação do sistema de captação de chuva.

    Embora essa água seja imprópria ao consumo, ela pode ser destinada a essas atividades, fazendo com que não seja necessário destinar a água potável. Existem diversos equipamentos e empresas especializadas que podem ajudar na adoção dessa prática.

    5. Ter atenção aos vazamentos

    Os vazamentos são um dos grandes vilões das contas de consumo de água.

    Não é incomum se deparar com aumentos inesperados nos valores, quando não houve reajuste de tarifa ou maior uso do recurso em casa.

    Em regra, isso acontece devido a vazamentos, que na maioria das vezes não são notados pela família, gerando desperdício contínuo de água.

    Portanto, fique de olho nas contas de consumo para identificar qualquer alteração estranha.

    Além disso, vale realizar vistorias e manutenções preventivas. Um encanador pode fazer verificações nos encanamentos, torneiras e outras saídas da água para identificar possíveis problemas.

    6. Evite o uso de mangueira

    A mangueira traz praticidade no dia a dia, mas pode colaborar com o consumo superior de volume de água. Nesse caso, a dica é substituí-la por baldes, que promovem mais controle e previnem o desperdício.

    Ao regar plantas, sistemas de irrigação econômicos ou regadores manuais também ajudam a reduzir o volume de água.

    Outra prática que deve ser evitada é utilizar a mangueira para empurrar detritos durante a limpeza do piso. Apesar de ser mais trabalhoso usar a vassoura, essa prática reduz a quantidade de água gasta no processo.

    Com esses 6 passos, você terá maior facilidade para economizar água em casa. Assim, é possível aproveitar diversas vantagens, como a redução das despesas mensais e a aplicação de práticas sustentáveis.

    Tem mais dicas sobre o tema? Aproveite os comentários e compartilhe as suas experiências com economia de água e outras medidas de sustentabilidade!

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!