Tempo em família: qual a importância e como aproveitar?

Tempo em família: qual a importância e como aproveitar?

O tempo em família é fundamental para recarregarmos as energias junto a quem mais amamos. Nesses momentos, aprofundamos as conexões com nossos pais, filhos, irmãos e avós, na medida em que nos inteiramos sobre como anda a vida de cada um e quais são seus planos para o futuro.

Quando nos reunimos com a família, também temos a oportunidade de cultivar momentos únicos, os quais podemos nos lembrar para sempre. Também é durante esses momentos que compartilhamos e aprendemos valores que nos ajudam a encarar o mundo de forma mais íntegra e justa.

Receba nossas novidades


    Para quem valoriza esses momentos, mas ainda não sabe como aproveitar mais seu tempo em família, não se preocupe. Neste artigo, sugerimos diversas programações e atividades para você fazer junto a quem você mais ama. Acompanhe!

    Planeje uma viagem juntos

    As viagens são ótimas oportunidades de manter uma convivência mais intensa com seus familiares e compartilhar momentos únicos. E quando falamos em viagens, não se trata, necessariamente, de grandes roteiros ou destinos exóticos. Afinal, ela precisa estar em conformidade com o orçamento familiar.

    Em breves viagens de fins de semana, como para um destino turístico próximo a sua cidade, é possível vivenciar uma experiência marcante e prazerosa.

    E para que essa ideia não seja apenas mais um plano a não se concretizar, você mesmo pode ser o organizador dessas férias. Abaixo, confira algumas dicas para planejar a viagem com sucesso:

    • consulte a disponibilidade de todos;
    • apresente propostas de roteiros;
    • fique atento às principais questões logísticas.

    Com um projeto bem pensado em mãos, as chances de todos comparecerem aumentam.

    Comece a cozinhar em família

    Cozinhar em família é outro hábito que pode ser cultivado por quem deseja estar mais próximo dos seus. Quando todos se engajam nessa tarefa, tudo fica mais divertido e os repertórios das refeições ganham em diversidade, trazendo mais opções para a mesa.

    E caso você ainda não se considere um verdadeiro “mestre chefe”, não se preocupe. O aprendizado também deve fazer parte do processo. Afinal, o tempo em família também pode ser um momento para aprender coisas novas.

    Desligue os celulares sempre que possível

    No nosso dia a dia os celulares são verdadeiros fatores de distração. Alguns minutos para conferir as últimas mensagens ou e-mails recebidos podem se tornar quase uma hora de navegação nas redes sociais. Situações como essas nos fazem pensar sobre o quão necessário é controlarmos o uso desses dispositivos.

    Em seu tempo em família, por exemplo, o mais indicado é deixar o celular distante, se possível desligado. Dessa forma, você estará mais conectado ao momento presente e não cairá na tentação de consultar o aparelho diversas vezes.

    A propósito, essa interação saudável com recursos tecnológicos pode servir de exemplo para os mais jovens, que parecem ter cada vez mais dificuldade de fazer um uso consciente de redes sociais, jogos onlines e afins.

    Invista em jogos de tabuleiro

    Nos últimos tempos, os jogos de tabuleiro voltaram com tudo. Adultos e crianças de todas as idades vêm descobrindo — ou redescobrindo — os encantos dessas brincadeiras.

    Para um domingo em família, por exemplo, eles podem ser ótimas maneiras de se divertir. Existem jogos para grupos de cinco a oito pessoas, o que permite a integração de todos a brincadeira.

    Aposte em embarcações

    Adquirir um náutico também é uma ótima opção para quem procura passar mais tempo com a família, principalmente nos dias de calor.

    Seja uma lancha, iate, moto aquática ou outro tipo de embarcação, a diversão estará garantida e, com certeza, vocês terão muitas recordações desses momentos.

    Para essa aquisição, você pode contar com os consórcios. Assim, você planeja sua compra e garante sua saúde financeira.

    Mantenha uma rotina de compromissos familiares

    O hábito do tempo em família deve ser cultivado aos poucos, de modo que, com o passar do tempo, todos estejam acostumados a destinar um fim de semana ou alguns dias do mês para esses encontros.

    Pensando nisso, é interessante sempre planejar esses compromissos e incentivar a participação de todos. Seja um almoço despretensioso, uma pequena viagem ou um piquenique no parque, o que não faltam são opções para passar seu tempo em família.

    Gostou de conferir nossas dicas sobre como aproveitar seu tempo em família? Então, comece a seguir a Unifisa nas redes sociais para acompanhar nossas novidades. Estamos presentes no Facebook, Linkedin, YouTube e Instagram.

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!