5 dicas criativas para reformar a casa gastando menos

5 dicas criativas para reformar a casa gastando menos

Reformar a casa com um orçamento limitado não é uma tarefa fácil, sobretudo neste período de crise econômica, em que milhões de famílias perderam renda. No entanto, com alguma criatividade e a partir das informações certas, temos certeza que você poderá dar uma nova cara ao seu lar.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo repleto de dicas para reformar a casa. Falaremos sobre como se organizar para chegar aos melhores resultados em termos de custo-benefício, além trazer sugestões de estratégias para executar a sua obra. Continue a leitura e saiba mais!

Receba nossas novidades


    1. Faça vários orçamentos

    Seja qual for o tipo de reforma a ser feita em sua casa, não hesite em realizar vários orçamentos. Pois, para um mesmo serviço ou material, a variação de preços observada pode ser grande. Caso você nunca tenha reformado sua casa, temos certeza que você se surpreenderá com as diferenças.

    Para ser mais efetivo nesse tipo de pesquisa, é interessante estimar os quantitativos de todo o material a ser gasto, como tinta, revestimentos, cimento e argamassa. Isso deve ser feito junto ao responsável pela obra — profissional mais indicado a lhe oferecer uma resposta precisa nesse sentido. Dentro desse cenário, uma possibilidade para o planejamento financeiro que oferece diversas vantagens é o consórcio de serviços.

    2. Escolha os profissionais com critério

    Ao reformar a casa, a escolha do profissional certo é a etapa mais estratégica. Afinal, o sucesso da obra depende decisivamente da atuação dele.

    A começar pelo dimensionamento do material a ser gasto, um profissional desqualificado poderá fazer com que você compre itens em quantidade superior à necessária ou de qualidade inadequada, comprometendo o resultado da obra.

    Por isso, certifique-se de que a pessoa ou empresa a ser contratada tenha a qualificação necessária para realizar o trabalho. Se possível, avalie obras já realizadas para outros clientes e busque recomendações de conhecidos.

    3. Tenha um projeto definido

    Como tudo na vida, reformar a casa também exige planejamento. No caso de uma grande intervenção, o mais indicado é contar com um serviço de engenharia ou arquitetura. A partir desse trabalho especializado, será muito mais simples identificar quanto será gasto em cada etapa da obra e garantir que tudo seja executado a contento. Você também pode procurar inspirações na internet para deixar seu projeto ainda mais com a sua cara.

    Ao mesmo tempo, caso você julgue ser desnecessário esse investimento, crie por conta própria um cronograma e estime os gastos necessários. Dessa forma, você evita imprevistos e custos indesejados.

    4. Identifique o que você mesmo pode fazer

    Algumas pessoas contam com habilidades para realizar pequenos reparos e serviços de acabamento como ninguém. Se esse é o seu caso, avalie o que pode ser feito por você ao reformar a casa.

    Nos dias de hoje, em que temos a internet como verdadeira aliada, fica ainda mais fácil realizar alguns serviços, como pintura, montagem de móveis, substituição de tomadas e instalação de eletrodomésticos. A partir de vídeos em formato de tutoriais, você pode acompanhar o passo a passo para execução de alguns procedimentos.

    Mas atenção: caso você não se considere apto para realizar nenhum tipo de serviço, mesmo que intervenções pontuais, deixe o trabalho para profissionais. Não se esqueça daquela velha máxima do “barato que sai caro”.

    5. Mude os revestimentos de pisos e paredes

    Uma dica interessante para quem deseja reformar a casa gastando pouco é a mudança de revestimentos. Em cômodos como quartos e salas, por exemplo, você pode escolher uma parede em específico para aplicar texturas com cor diferente das demais. Essa mudança confere um novo estilo ao ambiente, sem a necessidade de altos investimentos.

    Mudanças de revestimento também podem ser aplicadas em seu piso. Para quem tem taco, tábua corrida ou madeira em casa, sintecar pode ser uma solução, pois proporciona um novo brilho ao piso. Nesse caso, não será necessário quebrar nada, nem mesmo investir em azulejos ou outro revestimento em madeira.

    Após a compra do imóvel, a decoração e composição do lar é o passo final para poder habitar o espaço com sua família. E, se você busca realizar a reforma da sua casa com flexibilidade, planejamento e segurança, saiba que é possível realizar o consórcio de serviços é a alternativa ideal para pequenas reformas. Mas o consórcio de imóvel também serve para construção e grandes reformas.

    Inclusive, de acordo com a ABAC, a modalidade de pequenas reformas é a que mais cresce na área do consórcio de serviços. Entre seus benefícios temos:

    • apenas uma taxa administrativa, não-abusiva;
    • não há cobrança de juros;
    • as parcelas cabem no seu bolso;
    • você escolhe o plano de acordo com suas necessidades;
    • proporciona um planejamento maior para realizar suas compras;
    • proporciona menos burocracia do que outras modalidades de compras associadas aos bancos;
    • possibilita pagar sua reforma à vista, garantindo ótimas negociações.

    Depois de conferir nossas dicas sobre reformar a casa gastando pouco, gostaríamos de saber sua opinião sobre o tema. Conte suas dúvidas e experiência com reforma nos comentários.

      Blog do Consorcio Blog do Consorcio

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!