Veja 6 dicas para formar reserva de emergência

Veja 6 dicas para formar reserva de emergência

Diante de um cenário que a liberdade financeira parece impossível por conta de diversos imprevistos inimagináveis, como a perca de um emprego, manutenção no carro, compra de uma nova tecnologia ou a perda de um parente, separamos dicas incríveis que ajudarão a formar uma reserva de emergência para não ser refém do acaso e tampouco do dinheiro escasso.

Reserva de Emergência 

A reserva de emergência é um fundo dentro do planejamento financeiro familiar ou não que busca cobrir imprevistos por um determinado tempo, como a perda de um emprego. A reserva deve ser capaz de suprir por um determinado tempo tudo aquilo do qual você já está habituado. O ideal é que ela possa trazer segurança financeira por alguns meses, entre 6 meses e 1 ano. 

Receba nossas novidades


    Você pode optar por montar a sua reserva por meio de investimentos de baixo risco, como títulos de renda fixa, entre eles, o Tesouro Selic, CDB e Fundos DI. 

    Vantagens de ter uma reserva de emergência 

    Confira as principais vantagens de ter uma reserva de emergência em seu planejamento:

    • Não fica desamparado em caso de imprevistos pontuais; 
    • Permite mais segurança diária para o planejamento familiar ou individual; 
    • Evita estresses relacionados a dinheiro; 
    • Permite que possa diversificar sua carteira sem prejudicar ou diminuir o dinheiro destinado a emergências. 

    É através do planejamento financeiro e a reserva que permite a elaboração de metas ainda maiores ou a diversidade de sua carteira de investimentos.

    Agora que você já sabe o que é a reserva de emergência e suas vantagens incríveis, confira como criá-la sem dificuldades. 

    6 dicas para formar reserva de emergência

    Mesmo que você não seja fã de fazer um planejamento financeiro aos mínimos detalhes, para formar a sua reserva de emergência basta fazer da seguinte forma: 

    1. Calcule quanto você gasta mensalmente
    2. Multiplique 6 ou 12 vezes, o resultado é o valor que você deve ter para se autossustentar por 6 ou 12 meses.
    3. Invista em títulos de renda fixa e baixo risco; 
    4. Corte os gastos desnecessários;
    5. Quite ou negocie suas dívidas; 
    6. Defina suas metas. 

    Não invista em outros títulos ou acumule dívidas até que possa ter uma reserva de emergência adequada, já que poderá comprometer suas finanças. Lidar com o dinheiro contado é uma tarefa estressante, ao elaborar uma estratégia satisfatória para se autossustentar em períodos de imprevistos ou desemprego, a sua qualidade de vida não será afetada.

    O controle de gastos saudável permite não só a formação dessa reserva, mas de outras carteiras ainda mais vantajosas, ou seja, que não contam com juros e a independência financeira adequada ao que almeja.  

    Tendo planejamento e sem pressa alguma para conquistar algo, é possível analisar as opções de consórcio que mais se adequam a você e seus objetivos. 

    Se você pensa em ter um carro ou imóvel, mas não quer se comprometer com um financiamento e suas altas taxas de juros, vale a pena começar a fazer um planejamento para alcançar esse sonho. A Unifisa tem um simulador de consórcio perfeito para você já ter alguma base de quanto gastaria e, principalmente, por quanto tempo! Caso queira, clique aqui

    Gostou do conteúdo? Comente aqui! 

      Alan Alan

      Comentários

      Cadastre-se e receba nossas novidades


        Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

        Dúvidas, sugestões ou mais informações?

        Deixe sua mensagem no formulário abaixo para entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!