O consórcio off-road é uma das formas mais acessíveis de adquirir veículos com essas características, nas melhores condições e sem pagar juros.
Muitas vezes, quem busca por um veículo off-road pensa em itens opcionais, como pneus específicos e suspensões especiais. Logo, a compra planejada pelo consórcio permite que você realize seu objetivo de forma completa, sobrando mais dinheiro para investir no seu objetivo.
Para entender como funciona e quais são as 6 principais vantagens do consórcio, continue a leitura!
O que é consórcio off-road?
O consórcio é um modelo seguro e planejado para realizar a compra de bens e serviços. Nele, um grupo de pessoas pagam mensalidades dentro de um prazo fixado. Assim, com a entrada de recursos e formação de um fundo coletivo, pouco a pouco os integrantes são contemplados até que todos tenham realizado o objetivo.
No caso do consórcio off-road, o objetivo do participante é adquirir um veículo desenhado para locais de difícil acesso e vias não pavimentadas. São automóveis que, em geral, têm as seguintes características:
- tração nas quatro rodas;
- motor com grande capacidade de torque;
- chassi e suspensão específicos para terrenos com buracos, lama e cascalho;
- possibilidade de usar pneus para esses terrenos.
Além disso, o interessado pode realizar adaptações com kits de pneus, suspensões e acessórios conforme o tipo de terreno e intensidade das trilhas escolhidas.
Como se planejar financeiramente?
O consórcio off-road ajuda você a se planejar financeiramente. A partir dele, é possível tomar boas decisões para organizar seu dinheiro sem enfrentar imprevistos. Confira, a seguir, os passos mais importantes.
Defina seu objetivo
O primeiro passo é selecionar os veículos que você deseja. Há diversas opções para fazer o consórcio de off-road, como:
- jipes;
- motos;
- carros;
- caminhonetes.
Organize seu orçamento
A seguir, você deve anotar suas despesas e verificar quanto tem disponível para fazer o investimento. Lembre-se de deixar uma “folga” visando os cuidados com o carro após a aquisição.
Simule o valor das parcelas
Com o valor do veículo em mãos, o passo seguinte é descobrir qual é a mensalidade do consórcio e o número de parcelas. É necessário pensar em um prazo que seja possível pagar de maneira confortável, minimizando as chances de inadimplência.
Negocie o consórcio de off-road
Para finalizar, negocie o consórcio e busque um contrato que atenda aos seus objetivos:
- analise opções;
- pesquise guias de negociação;
- tire todas as dúvidas sobre o processo.
Como escolher o veículo?
Agora que você já entende um pouco mais sobre o planejamento para participar do consórcio off-road, podemos detalhar alguns pontos importantes. Começaremos pelo seu objetivo, ou seja, o veículo que será escolhido.
Novo ou usado
Escolher entre um veículo novo ou usado é uma decisão significativa, pois cada um tem suas vantagens e desvantagens.
No veículo novo, o preço será mais elevado. Porém, em contrapartida, é possível obter o veículo com adicionais relevantes para sua atividade, como:
- faróis;
- pneus;
- suspensão;
- controle de transmissão.
Além disso, o carro é zero quilômetro e as garantias costumam ser longas.
Já no veículo usado, o principal atrativo são os preços. Assim, embora não exista margem para escolher itens opcionais, o dinheiro economizado pode ser voltado a personalizações pós-compra.
Rotina de uso
Outro ponto que impactará sua compra é a rotina de uso. O off-road pode ter adaptações para diferentes cenários, indo dos urbanos até os que exigem mais dos pneus, suspensões e acessórios específicos.
Os veículos off-road são procurados, por exemplo, por quem deseja realizar práticas esportivas e lazer ligado à aventura. Inclusive, alguns dos compradores participam de trilhas, rallys e enduros.
Igualmente, pode ser utilizado por quem mora em áreas distantes e zonas rurais. Nelas, os veículos off-road podem facilitar o dia a dia em locais, como:
- sítios;
- fazendas;
- vias não pavimentadas.
Por fim, existem pessoas que se identificam com as características dos veículos: força, resistência e durabilidade. Assim, mesmo em centros urbanos, adotam o modelo para o cotidiano.
Possibilidade de revenda
Assim como outros veículos, é preciso verificar a perda de valor ao longo do tempo e a facilidade para revender o veículo.
Esse ponto é ainda mais relevante para quem gosta de sempre atualizar o modelo do veículo, buscando por tecnologias recentes.
Documentação
Para fechar, verifique se o veículo está com todos os documentos em dia. Em alguns casos, motos e carros usados apenas para trilhas podem não estar emplacados e com o certificado de Registro de Veículo. Nesses casos, consulte a nota fiscal.
Quais são os gastos pós-compra?
Os custos para manter um off-road variam bastante conforme o uso. Em meio urbano, não será tão diferente de um veículo equivalente de outra categoria. Já nas trilhas e áreas rurais pode haver uma demanda elevada por manutenções.
IPVA
Como todo veículo, devemos considerar o IPVA. Nos veículos novos, o valor será mais alto que nos antigos, progressivamente até os automóveis que não pagam o imposto.
Pneus
Já os pneus podem exigir cuidados diferentes em comparação com outras categorias. Isso porque, existem kits para diferentes terrenos e desafios.
Em geral, existem os pneus para estrada de asfalto com uma carcaça mais lisa e os voltados ao campo, que são robustos. Além disso, algumas pessoas que fazem trilhas leves podem optar pelo misto, evitando a necessidade de comprar dois pneus.
É pertinente considerar que, mesmo com bons pneus, imprevistos podem acontecer, como furos e rasgos. Por isso, é possível ter de realizar substituições com mais frequência que em um veículo usado apenas no asfalto.
Manutenção
Quanto mais intenso for o uso do off-road fora das estradas urbanas, maior será a demanda por manutenção. Troca de óleo e balanceamentos, por exemplo, podem ser mais recorrentes quando o veículo é utilizado em estradas com lama, buracos e pedras.
Combustível
Os off-roads costumam apresentar bom custo-benefício em relação ao combustível, com opções de veículo a gasolina, álcool, flex e diesel. Um ponto de atenção é que, caso você deseje cair na estrada, é natural que a demanda faça a despesa subir um pouco em comparação com quem usa apenas no dia a dia.
Seguro-auto
O seguro-auto é uma boa prática para proteção do seu off-road. Além disso, vale a pena considerar a rede de descontos e serviços adicionais da seguradora, caso você faça uso intenso e tenha demanda elevada por manutenções.
Quais são os principais erros ao adquirir um carro?
Ao adquirir o off-road, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para fazer uma boa compra e evitar imprevistos. Confira!
Não entender as suas necessidades
O primeiro erro é escolher um veículo que não está adequado para o uso que você deseja. Por exemplo, um automóvel adaptado para trilhas pode não ser tão confortável no uso diário, enquanto, com o kit urbano, será complicado ou até inviável realizar trilhas com maior exigência.
Deixar de avaliar as condições do veículo
Em usados, deve-se considerar, caso a caso, as condições dos veículos, até mesmo com o auxílio de mecânicos profissionais. Por exemplo, um off-road usado em trilhas leves, como vias não pavimentadas, teve intensidade de uso menor que aquele que foi para trilhas com buracos, lama, chuva, atoleiros e pedras.
Ainda que sejam do mesmo modelo e quilometragem, são desgastes diferentes pelo uso.
Não adquirir os kits
Considere a necessidade dos kits de acessórios e modificações para cada terreno. É possível adquiri-los de fábrica pós-compra, e você deve sempre avaliar quais são os pré-requisitos para fazer as trilhas leves, médias e pesadas.
Quais são as vantagens do consórcio?
Em relação ao planejamento financeiro, o consórcio off-road traz uma série de vantagens para você comprar o veículo adequado aos seus desejos e necessidades. Confira os 6 principais benefícios a seguir!
1. Planejar a compra e não pagar juros
O consórcio off-road não tem juros. Em uma simulação, por exemplo, você consegue facilmente perceber a diferença entre a compra planejada e a realizada com empréstimos, pois a taxa de administração é inferior aos juros.
2. Parcelar o investimento
Você tem flexibilidade para escolher o período de pagamento sem que um prazo mais longo impacte no custo total da operação. Aqui na Unifisa, por exemplo, é possível pagar em até 100 meses e comprar sem pressa.
3. Poder ser contemplado no consórcio off-road
A contemplação do consórcio acontece todos os meses, por lance ou sorteio. Com isso, existem boas chances de conseguir o off-road antes do encerramento do consórcio.
Todos os participantes manterão o pagamento das mensalidades até o término do consórcio, mas o lance ou sorteio são ótimas chances para conseguir antes.
4. Ter um custo total menor
As taxas de administração dos consórcios são bem mais baixas que o pagamento de juros, assim como o valor do seguro. Com isso, o custo total da operação é menor, e você pode usar o que deixou de gastar para comprar os itens opcionais, como kits, ou realizar viagens.
5. Lidar com imprevistos
Caso você tenha um imprevisto e não consiga continuar pagando as parcelas, é possível utilizar os mecanismos de desistência do consórcio. É diferente, por exemplo, de um financiamento em que ficaria uma dívida junto à instituição financeira.
6. Ter liberdade para escolher o veículo
Hoje, com o modelo de carta de crédito, você recebe um documento que dá direito a determinada quantia para realizar o negócio. Assim, existe grande flexibilidade no que pode ser adquirido com consórcios, e você pode comprar o melhor veículo no momento em que foi contemplado, sem ficar preso a um modelo.
Resumindo, o consórcio de off-road traz diversas vantagens e flexibilidade de modo a escolher um veículo, considerando suas necessidades e possibilidades de investimento. Por isso, é a melhor opção para realizar uma compra planejada.
Gostou do artigo? Assine gratuitamente nossa newsletter para receber conteúdos sobre planejamento financeiro e atualizações do consórcio!